“Permissão de Trabalho”, ou PT: veja porque você sempre precisa de uma!
A Permissão de Trabalho (ou PT) é um documento que deve ser preenchido por profissionais da área de Segurança do Trabalho antes da execução de alguma atividade operacional.
A PT tem como objetivo analisar fatores que podem ocasionar acidentes durante a execução dos trabalhos, contendo informações sobre medidas de controle dos fatores de risco. Ela não leva em consideração a “qualidade” do trabalho, mas sim a “segurança”, além de conter instruções para situações de emergência ou resgate.
A PT não tem norma própria, porém a NR-33 regulamenta a segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados, prevendo como medida administrativa “a adaptação, o preenchimento, o controle e o arquivamento” das permissões de trabalhos nestas condições.
Quem precisa preencher uma Permissão de Trabalho (PT)?
- Áreas com trabalho em espaço confinado;
- Profissionais que trabalham com manuseio de ferramentas em altíssimas temperaturas;
- Tarefas em alturas;
- Manuseio de produtos químicos de alto contágio;
- Trabalhos em ambientes de escavações;
- Áreas de trabalho com gases ou explosivos;
Como a PT deve ser preenchida?
O preenchimento de uma PT consiste em 3 etapas: vistoria antes do trabalho, acompanhamento da tarefa e análise do ambiente após atividade:
Vistoria antes do trabalho:
- Antes, faça uma vistoria no local do trabalho, anotando todos os lugares que podem oferecer algum risco. Esta atividade deve ser feita com a equipe envolvida na atividade, ajudando a contemplar os detalhes;
- Descreva de maneira objetiva as etapas de trabalho, verificando os perigos e as medidas preventivas a serem executadas. É necessário também as assinaturas dos participantes e supervisores no verso do formulário.
Durante o acompanhamento da tarefa:
- Deixe a PT em um local visível para os supervisores, verifique se as recomendações foram atendidas, tire dúvidas e recolha a assinatura dos participantes;
- Caso ocorra algo fora do previsto, deve-se anotar o ocorrido para apresentar as falhas e as medidas preventivas.
Análise do ambiente após atividade:
- Realize uma inspeção completa, retirando lixo, peças e estruturas soltas, materiais inflamáveis, ferramentas etc;
- O responsável pela atividade deverá devolver a ficha para arquivamento na área de Segurança do Trabalho.
É importante ressaltar que a Permissão de Trabalho é fundamental para trabalhos em áreas de risco controlado. As atividades só devem ser iniciadas quando todos os setores envolvidos aprovarem a PT.
Desta forma, o profissional, além de devidamente equipado com seus EPIs fundamentais para a execução do trabalho em um ambiente de trabalho seguro, contará também com a PT, um documento que garante a capacitação das condições necessárias para realizar a atividade com a proteção devida.