Dia a Dia

Ambientes de mineração: altos riscos merecem atenção e EPI correto

Ainda falando de ambiente específicos e com normas de segurança exclusivas, não poderíamos deixar de abordar sobre este que é, certamente, um dos segmentos de alto risco para o trabalhador, por isso é necessário o uso do EPI correto. É importante ressaltar que se entende como “mineração” toda e qualquer atividade aplicada à pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minerais existentes nas rochas ou nos solos, podendo ser realizada tanto a céu aberto quanto no subsolo.

E como uma atividade com muitos desafios, se faz necessário também o uso de uma norma regulamentadora que estabeleça requisitos de segurança para todos os profissionais desta área, como o uso de EPI.

 

NR 22: o que é e pra que serve?

A Norma Regulamentadora NR 22 tem como objetivo principal assegurar que planejamento e o desenvolvimento das minas e garimpos sejam compatíveis às normas estabelecidas, visando manter a saúde e segurança dos profissionais envolvidos.

 

Todo cuidado é pouco

Falar dos riscos da mineração é também entender as diversas nuances deste tipo de trabalho (Mapa de Risco: Aprenda como fazer e descubra seus benefícios) que requer cuidados, de acordo com as diferentes situações:

  • Presença de água – pode ocasionar inundações;
  • Métodos de lavra – riscos de desabamento;
  • Infiltrações – aumentam as chances de desmoronamento e quedas de blocos;
  • Máquinas e equipamentos – oferecem grandes riscos quando não possuem a devida proteção;
  • Eletricidade – perigo à vista quando há fiação elétrica, disjuntores e transformadores desprotegidos;
  • Vias de acesso – apresentam riscos quando possuem escadas com degraus inadequados, escorregadios e sem corrimãos, passarelas improvisadas sem guarda corpo e corrimão;
  • Iluminação deficiente – pode ocasionar quedas e dificuldade de visualização e comunicação em operações noturnas.

 

Incêndios e explosões: um capítulo à parte

Quando falamos em incêndios ou explosões, não é à toa que grande parte dos acidentes ocorrem em minas de extração de carvão, devido à alta concentração de gás metano. Mas muitos casos também se referem a outras situações que também merecem atenção:

  • Riscos em depósitos de combustíveis;
  • Atrito de correias;
  • Equipamentos de solda e curtos-circuitos;
  • Depósitos de explosivos com ventilação e iluminação inadequada;
  • Fumo em subsolo, principalmente nas atividades de manuseio de explosivos.

 

Importante: em caso de acidentes, saiba como proceder Acidentes de trabalho: o que fazer?

Infográfico de riscos na mineração

É sempre bom lembrar que aliado às supervisões de rotina, os equipamentos de segurança são excelentes ferramentas de combate a riscos, garantindo mais proteção aos trabalhadores. Descubra a importância dos diferentes tipos de EPI e suas funções https://www.safespec.dupont.com.br/

Posts relacionados:

Leis

As principais NRs

As NRs são uma maneira de melhorar as condições de trabalho na indústria, visando diminuir os acidentes e problemas gerados. Nossa legislação hoje conta com 36 NRs, cada uma com um tema específico que garante melhorias no dia a dia dos trabalhadores. Dentro do cenário atual o Falando de Proteção conversou com o Especialista em […]

Leia mais
Dia a Dia

A Importância do EPI Correto

O uso do EPI correto leva em conta o ambiente de trabalho, pois cada um obedece a determinadas finalidades de proteção. Primeiramente, recomenda-se que o uso do EPI correto seja respeitado na mesma intensidade em que o seu uso é obrigatório. Pensando nisso, preparamos uma sequência de posts relacionados a importância do uso do EPI […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.