Agenda

Acidente em GP da Fórmula 1: quando a proteção de Nomex® vira uma importante aliada

Uma notícia assustou a todos no último domingo de novembro: um grave um acidente no GP do Bahrein, na Fórmula 1. O carro do piloto francês Romain Grosjean, da Haas, foi de encontro à barreira, pegando fogo e quebrando no meio imediatamente.

As imagens, bastante impressionantes, mostram o piloto deixando o carro após ficar 29 segundos no cockpit em chamas. E muitos perguntaram:  como isso foi possível?

 

Nomex® da DuPont: proteção com nome e sobrenome

É isso mesmo. A roupa que o Grosjean estava usando é feita de fibra Nomex® que pode fazer toda a diferença nos segundos mais importantes de quem está em risco, como é o caso destes profissionais que, em momentos delicados como este, precisam escapar de incêndios que resultam de colisões na pista e acidentes nos boxes.

 

Tecnologia salvando vidas

Quando um piloto está correndo, muitas vezes a 200 MPH, ele quer mesmo é poder realizar seu trabalho da melhor forma, sabendo que está protegido contra danos no caso de possíveis acidentes. E não é à toa que que 95% dos pilotos em todo o mundo usam ternos e roupas feitas de Nomex®. Resistência única para situações diversas: os muitos usos de Nomex®

 

Grandes testes levam à alta proteção

É importante lembrar que todo vestuário de proteção é testado no Thermo-Man®: um dos métodos mais avançados que avalia o potencial de queimaduras e mede seu desempenho, podendo ser exposto a vários riscos de incêndio por meio de queimaduras controladas

A partir daí, nossos cientistas usam essas informações para ajudar os fabricantes de roupas a desenvolver designs ideais em trajes leves e resistentes a chamas pra equipar:

  • Motoristas;
  • Equipes de pit;
  • Equipes de resgate;
  • Oficiais de pista.

O acidente com Romain Grosjean nos mostrou o quanto é importante estar devidamente equipado e protegido. Infelizmente, o susto e o trauma ainda são grandes, mas as consequências de uma batida como esta poderiam ser infinitamente maiores.

 

Quer saber mais sobre todas inovações de Nomex® da DuPont?

Acesse https://www.safespec.dupont.com.br/nomex/featured-products.html

 

Em nota: o piloto for hospitalizado para cuidar de queimadura leves nas mãos e passa bem.