Dia a Dia

Riscos metalmecânicos: você faz o essencial a quem é essencial na sociedade?

A indústria metalmecânica é o setor responsável pela produção e transformação de metais. Essa área, além de empregar milhões de pessoas e estar em constante ascensão, também é tida como um dos setores mais estratégicos do mundo, visto que quase todas as outras áreas da produção contam com ela para executar seus processos.

Da produção de grandes maquinários, tubulações e matrizes, até instalação de equipamentos industriais e a criação de objetos pequenos, é inquestionável que a metalmecânica está presente constantemente nas nossas vidas.

 

Proporcionalmente, os perigos que profissionais desse setor enfrentam são também desafios diários. Abaixo, listamos os principais:

Riscos físicos: contato constante com ruídos e vibrações, temperaturas extremas, umidade e radiações.

Riscos químicos: aproximação de vapores, fumaça, poeiras e gases.

Riscos ergonômicos: este tipo de risco está relacionado à postura do trabalhador em seus longos períodos de jornada, ao esforço físico necessário para realizar determinada atividade e às situações de estresse em atividades de risco.

 

Aprenda a mapear os riscos do seu setor!

 

Equipar cada funcionário da área com os EPIs corretos é muito importante para contornar esses perigos e evitar danos. A boa seleção dos EPIs ainda se faz necessária para atender às
normas da legislação trabalhista, reduz o número de trabalhadores afastados por problemas de saúde e tende a melhorar a produtividade e a confiança em cada tarefa.

 

Mas afinal, estamos dotando nossa equipe com o que é essencial para que se protejam?

RESPIRADOR E PURIFICADOR DE AR: essenciais para evitar a inalação de produtos tóxicos e resíduos nocivos como poeiras, névoas, fumos, gases, vapores, radionuclídeos, entre outros.

PROTETOR AURICULAR: fundamentais para evitar danos no sistema auditivo quando expostos a equipamentos com ruído intenso.

LUVAS DE PROTEÇÃO: diferem de acordo com cada função do trabalhador. Seus principais usos são agentes abrasivos, cortes e perfurações, choques elétricos, temperaturas extremas,
vibrações, radiações ionizantes, umidade, agentes químicos e biológicos.

CALÇADOS DE PROTEÇÃO: devem sempre oferecer resistência à cortes, perfurações, presença de pregos, vidros ou metais, queda de objetos, respingos, escorregões e escoriações.

ÓCULOS e MÁSCARA: para proteger os trabalhadores de resíduos ou faíscas, deve-se levar em conta modelos que oferecem segurança contra radiação infravermelha ou ultravioleta,
impacto de partículas, luminosidade intensa e riscos térmicos.

CAPACETE: tem a função de proteger a cabeça contra impactos ocasionados pela queda de objetos ou do próprio trabalhador. Para impedir a queda do capacete, sempre deve ser usado
a jugular.

CREME DE PROTEÇÃO PARA AS MÃOS: cria uma camada protetora na pele, impedindo a absorção de agentes contaminadores como água, óleos, solventes, radiação e microrganismos.

AVENTAL: importante para trabalhos que envolvem o contato com substâncias líquidas ou soldagem. Normalmente existem nos modelos segurança de raspa ou impermeável.

MACACÃO DE SEGURANÇA: para exposição a altas temperaturas, como soldas e caldeiras trazendo segurança antichama e proteção térmica.

 

Higienizar corretamente o ambiente de trabalho também é um dos fatores chave para uma boa segurança. Clique aqui para ver mais.

 

Sem a dinâmica onipresente da metalmecânica ao redor do mundo, certamente não teríamos a mesma facilidade de acesso aos bens e serviços que nos cercam. E é nossa missão continuar olhando e cuidando dos profissionais desse segmento.

No site SafeSPEC™, da DuPont, você fica por dentro dos melhores EPIs do mercado para protege-los destes e de outros riscos. Uma boa escolha é capaz de movimentar a sociedade e garantir que a equipe chegue em casa com a segurança e tranquilidade que merecem.

Posts relacionados:

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.