Webinar

Conheça a técnica que vai proteger ainda mais as suas mãos!

Para proteger as suas mãos de verdade, além de usar as luvas DuPont™ Kevlar®, que têm qualidade inegável, é preciso higienizar o seu EPI do jeito certo. É isso mesmo. Não basta apenas usá-lo, é preciso ter todo o cuidado na hora de limpá-lo também.

Pensando nisso, Aline Mora, nossa especialista em Kevlar®, ministrou um webinar imperdível. Caso você não tenha visto, não tem problema. Neste post, nós resumimos para você os pontos mais importantes. Vamos aprender agora?

 

Todos os números que você precisa saber

  • O Brasil está na 4ª colocação na lista dos países que mais possuem acidentes de trabalho;
  • Em cinco anos, de 2012 a 2017, mais de 300 milhões de dias de trabalho foram perdidos por conta de acidentes de trabalho;
  • 4 milhões de acidentes de trabalho aconteceram entre 2012 e 2018;
  • 30% dos acidentes de trabalho no Brasil foram relacionados a mãos e dedos.

Viu só? É por essas e outras que usar luvas é imprescindível e pode salvar a sua vida!

 

Por que lavar as luvas?

Além de prolongar a vida útil do EPI, lavar as suas luvas traz outros benefícios, como:

  • Redução de gastos. Usou, lavou, usou de novo. E você pode fazer isso enquanto a sua luva estiver em bom estado e na validade dela;
  • Neste caso, entra a questão da responsabilidade ambiental. Higienizando seus EPIs, você gera menos lixo, diminui a geração de resíduos e o reduz gastos com descartes de luvas.

 

Higienize seus EPIs

As nossas luvas podem ser lavadas industrialmente ou a seco. Você escolhe o que se encaixa melhor no seu orçamento. Seja qual for o tipo de lavagem escolhido, os nossos EPIs não perdem a proteção contra corte a abrasão, nem o conforto, não encolhem e também podem ser higienizadas em processo de altas temperaturas.

 

Quero higienizar minhas luvas. O que devo fazer?

  • Encontre uma lavanderia que faça a lavagem correta das luvas;
  • Prefira lavanderias que dão a destinação adequada aos resíduos, seguindo as leis ambientais e parâmetros determinados pelos órgãos estaduais de controle do meio ambiente;
  • A DuPont disponibiliza informações de lavagem e no cálculo do custo final;
  • Se necessário, fazemos a simulação de lavagem ao corte para garantir a manutenção da proteção.

 

ATENÇÃO! Tome cuidado com os produtos que você vai usar para lavar as suas luvas. Evite ácidos fortes, bases, certos oxidantes com alvejantes clorados.

 

Lavei minhas luvas. E agora?

Assim que lavar as suas luvas, você pode notar algumas mudanças que são comuns depois deste processo:

  • Perda de peso, por conta do desgaste natural da luva;
  • Alterações nas resistências à tensão dos fios;
  • Mudança na cor por conta das manchas de sujeira;

Resumidamente, como qualquer outro produto, com o passar dos anos e dos usos, as luvas podem se desgastar naturalmente, mas não que isso interfira na qualidade dela.

 

LEMBRE-SE: a utilização de detergentes e branqueadores oxigenados apresentam alto nível de retenção da resistência e mesmo com detergente clorados, a resistência ao corte não é alterada, mostrando que resistência à tração e ao corte não tem relação.

 

E como funciona a lavagem de outros materiais?

Cada material precisa ser lavado de um jeito diferente e reage de maneiras distintas conforme a higienização.

Couro: torna-se rígido e não é possível usar mais de uma vez. Lavagens específicas custam 3x mais e se tornam inviáveis.

Algodão: o custo é parecido ou maior que o da luva. Além disso, a durabilidade do algodão é tão baixa que não torna possível a higienização.

HPPE e PA: a lavagem não é recomendada devido ao grande encolhimento e presença de fibra de vidro, elastano e recobrimentos. E mais: altas temperaturas podem alterar a proteção do produto.

 

A lavagem ocasiona perda de CA?

Fique tranquilo, pois se você lavar suas luvas corretamente, o CA não será perdido. A proteção dele é mantida e as informações requeridas pela NR 6 também. Confira:

  • É responsabilidade do empregador a higienização e manutenção periódica do EPI;
  • Para o trabalhador, a responsabilidade é de guardar e conservar devidamente suas luvas;
  • O fabricante ou importador do material do EPI deve fornecer todas as informações sobre os processos de limpeza do equipamento e todas as características importantes e possíveis sobre ele.

 

Qual é o custo-benefício?

Antes de escolher o seu EPI observando o preço, é necessário avaliar o rendimento do equipamento como um todo. Entendemos que o valor pago é importante, mas não é o principal ponto na hora de escolher.

Para isso, faça as contas do custo da lavagem x valor para comprar uma luva nova. Com DuPont você economiza até 58%, com lavagem diária e substituição semanal do seu EPI.

Faça as contas e comprove. Com a qualidade DuPont™ Kevlar®, você está seguro, o seu EPI dura muito e, consequentemente, você economiza bem mais. Quer assistir o webinar completo? Clique neste link: https://attendee.gotowebinar.com/recording/8138993399003984647

Posts relacionados:

Dicas

Luvas de proteção: protegem do que mesmo?

Com os profissionais cada vez mais bem equipados e protegidos contra os perigos de cada setor, o mercado de Equipamentos de Proteção melhora e se expande constantemente. Só na categoria de luvas de proteção, por exemplo, hoje existem, no mínimo, 7 tipos que servem os trabalhadores de indústrias, médicos, policiais, bombeiros, entre outros. Mas este […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.