Dia a Dia

9 EPIs indispensáveis na metalmecânica (e o melhor lugar para encontrá-los!)

A indústria metalmecânica é responsável pelo funcionamento de diversos outros setores e a sua constante expansão no Brasil e no mundo, alinhada a uma jornada de trabalho intensa, traz diversos riscos físicos, químicos e ergonômicos.

Equipar cada funcionário da área com os EPIs corretos é muito importante para contornar esses perigos e evitar danos. A boa seleção dos EPIs ainda se faz necessária para atender às normas da legislação trabalhista, reduz o número de trabalhadores afastados por problemas de saúde e tende a melhorar a produtividade e a confiança em cada tarefa. Mas afinal, estamos protegendo nossa equipe da cabeça aos pés, com tudo o que é necessário nesse setor?

 

  1. Respirador e purificador de ar: essenciais para evitar a inalação de produtos tóxicos e resíduos nocivos como poeiras, névoas, fumos, gases, vapores, radionuclídeos, entre outros.
  2. Protetor auricular: fundamentais para evitar danos no sistema auditivo quando expostos a equipamentos com ruído intenso.
  3. Luvas de proteção: diferem de acordo com cada função do trabalhador. Seus principais usos são agentes abrasivos, cortes e perfurações, choques elétricos, temperaturas extremas, vibrações, radiações ionizantes, umidade, agentes químicos e biológicos. Confira as principais dúvidas ao buscar uma profissão no ramo de Segurança do Trabalho.
  4. Calçados de proteção: devem sempre oferecer resistência à cortes, perfurações, presença de pregos, vidros ou metais, queda de objetos, respingos, escorregões e escoriações.
  5. Óculos e máscara: para proteger os trabalhadores de resíduos ou faíscas, deve-se levar em conta modelos que oferecem segurança contra radiação infravermelha ou ultravioleta, impacto de partículas, luminosidade intensa e riscos térmicos.
  6. Capacete: tem a função de proteger a cabeça contra impactos ocasionados pela queda de objetos ou do próprio trabalhador. Para impedir a queda do capacete, sempre deve ser usado a jugular.
  7. Creme de proteção para as mãos: cria uma camada protetora na pele, impedindo a absorção de agentes contaminadores como água, óleos, solventes, radiação e microrganismos. Além dessa camada protetiva para as mãos, é importante se atentar ao nível de assepsia do ambiente em que o trabalhador se encontra. Saiba mais desse tema aqui.
  8. Avental: importante para trabalhos que envolvem o contato com substâncias líquidas ou soldagem. Normalmente existem nos modelos segurança de raspa ou impermeável.
  9. Macacão de segurança: para exposição a altas temperaturas, como soldas e caldeiras trazendo segurança antichama e proteção térmica.

 

Para saber se os EPIs que você escolhe são condizentes aos perigos que seus colaboradores enfrentam, é necessário usar uma ficha de EPI, que você pode saber mais clicando aqui.

 

Além disso, a DuPont tem uma cartela imensa de produtos, com diversas tecnologias disponíveis como DuPont™ Tyvek® e Tychem® que protegem dos perigos químicos, DuPont™ Nomex® para perigos térmicos e DuPont™ Kevlar® contra cortes. No site SafeSPEC™, você encontra opções, informações extras e pontos de venda da DuPont, marca líder no mercado de proteção.

Posts relacionados:

Ambiente de metalmecânica
Dia a Dia

Riscos metalmecânicos: você faz o essencial a quem é essencial na sociedade?

A indústria metalmecânica é o setor responsável pela produção e transformação de metais. Essa área, além de empregar milhões de pessoas e estar em constante ascensão, também é tida como um dos setores mais estratégicos do mundo, visto que quase todas as outras áreas da produção contam com ela para executar seus processos. Da produção […]

Leia mais