Agenda

10º Prêmio DuPont: veja todos os detalhes dos cases campeões de 2020!

O tão esperado 10º Prêmio DuPont aconteceu ontem (09/12), e foi um verdadeiro sucesso. Com tantos cases inspiradores, foi difícil escolher os campeões deste ano.

Confira abaixo as categorias e todos os ganhadores do Prêmio DuPont 2020 e os detalhes sobre os cases que os levaram aos lugares mais altos do pódio.

 

CATEGORIA PROTEÇÃO TÉRMICA

1º lugar: Rockwell Automation

Em 2018, eles levaram a melhor na categoria Corte e Abrasão. No Prêmio DuPont 2020, o projeto vencedor de Proteção Térmica promoveu a proteção dos trabalhadores da área elétrica na fábrica em Jundiaí, com a troca de vestimentas mistas pelos inovadores trajes Nomex® Essential Arc.

2º lugar: Painco

Garantindo a proteção dos seus funcionários com as vestimentas de DuPont™ Nomex® Essential Arc, a empresa reduziu de 38% para 20% os riscos de queimaduras totais, aumentou a vida útil dos EPIs de 50 para mais de 200 lavagens e conquistou mais conforto e mobilidade para os trabalhadores.

3º lugar: Santo Antônio Energia

O projeto que garantiu a medalha de bronze, envolveu a execução da tecnologia DuPont™ Nomex® Essential Arc. A Santo Antônio Energia, ofereceu maior proteção aos colaboradores, que confirmaram também o máximo conforto oferecido pelo EPI.

 

CATEGORIA CORTE E ABRASÃO

1º lugar: Vale

Uma das maiores empresas de mineração do mundo, garantiu o primeiro lugar nesta categoria no Prêmio DuPont 2020 com um projeto memorável, promovendo mais proteção e conforto para os profissionais que trabalham na área de vulcanização do Terminal Marítimo Porto da Madeira. A empresa começou a utilizar luvas, mangotes e vestimentas com a tecnologia Kevlar® Armor, para alcançar mais proteção, conforto e destreza.

2º lugar: Parker

A Parker decidiu garantir três pilares: proteção, temperatura e destreza. Para isso, adquiriram a tecnologia de DuPont Kevlar, que em testes ofereceu proteção por mais tempo, mais destreza, ergonomia, além de muita economia.

3º lugar: Michelin

A multinacional conquistou mais proteção para as mãos dos trabalhadores, quando adquiriu a excelência de Kevlar® no serviço de troca de lâminas de um equipamento de extrusão de borracha em Itatiaia (RJ). A tecnologia DuPont ampliou proteção contra corte, abrasão e altas temperaturas, garantiu conforto e quase 70% de redução de custos.

 

CATEGORIA PROTEÇÃO QUÍMICA

1º lugar: Nissan

Com os macacões de Tyvek®, a montadora elevou os padrões de segurança no combate a lesões por baixa temperatura durante o processo de jateamento com CO² em seu complexo industrial em Resende (RJ). E mais: eles atingiram a marca histórica de 400 dias sem acidentes com afastamento no setor de pintura.

2º lugar: Ball

A Ball, que conquistou a medalha de prata em Proteção Química, elaborou um treinamento a todos os colaboradores da América do Sul para conscientizá-los sobre a importância do uso correto das vestimentas de proteção Tychem® 4000. O sucesso foi tanto, que o projeto será expandido globalmente.

3º lugar: ArcelorMittal

A ArcelorMittal adquiriu os macacões de DuPont™ Tyvek® 500 para proteger trabalhadores de uma mina em Itatiauçu (MG) contra agentes como óleo, graxa, desengraxantes e poeira. Com
isso, os profissionais ficaram mais protegidos, confortáveis e a empresa garantiu uma boa economia.

 

CATEGORIA INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA

1º lugar: Sunshine Bouquet (Colômbia)

A Sunshine Bouquet, especialista em produção e exportação de flores, começou a usar DuPont™ Tyvek® para neutralizar riscos químicos e biológicos, com conforto e mobilidade. O projeto zerou o número de acidentes na área de tingimento da empresa.

2º lugar: Quintana Wellpro (Argentina)

A Quintana Wellpro, precisou de mais tecnologia para proteger os trabalhadores contra arco elétrico. Depois de analisar muitos materiais, encontraram a melhor opção nos EPIs de Nomex® Comfort, que absorvem menos umidade, oferecem alta proteção e melhor custo-benefício.

3º lugar: Industria Farmacêutica (Argentina)

Para promover um ambiente mais seguro em seu Laboratório de Farma Humano, a Industria Farmacéutica Argentina, passou a fazer testes de abrasão, permeabilidade e transferência química com alguns materiais usados em EPIs e DuPont™ Tyvek® levou a melhor em todos os quesitos.

 

CATEGORIA ESTUDANTE

1º lugar: Genoma Rede de Ensino (Betim – MG)

A estudante Juscilaine de Almeida Santos, analisou um acidente envolvendo vazamento de hidróxido de sódio na ArcelorMittal. Depois de muitos estudos, foram implantados macacões de segurança DuPont™ Tyvek® 500, que foram os melhores em testes de resistência, durabilidade, conforto e matéria prima.

2º lugar: Senac Santos (SP)

Para garantir mais segurança, conforto e economia aos trabalhadores, a estudante Gislaine Kéli Fonseca Marino encontrou a solução nos macacões de DuPont™ Tychem® 2000. O projeto foi estabelecido em ambientes com manutenção e lavagem de tanques de produtos químicos.

3º lugar: Senac Santo André (SP)

O projeto da estudante Keith Ribeiro Alexandre tem as luvas de Kevlar® como protagonistas. Os nossos EPIs ofereceram segurança máxima contra risco de corte, perfuração e queimaduras, para os funcionários da transportadora Testa Transportes, de São Bernardo do Campo (SP).

 

CATEGORIA PROTEÇÃO CONTRA COVID-19

Homenageado: Instituto Butantan

Para obter mais segurança e conforto aos profissionais que estão na linha de frente no combate a Covid-19, um dos maiores centros de produção de vacinas e soros do país, escolheu a linha Tyvek® Isoclean para aparar estes trabalhadores. Este projeto é de autoria de Vanessa Evelin Jesus Vilches Sant’Anna.

 

INFLUENCIADOR DO ANO

Os premiados foram Cristiano Ferreira e Isamara Cruz, engenheiro de segurança e técnica de segurança da ArcelorMittal, de Serra Azul (MG). O vídeo envolvendo a brigada de emergência, gestão de riscos e seus controles, teve 4.754 votos.

Posts relacionados:

Agenda

Seu lado herói pode te levar para os EUA! – Prêmio DuPont 2020

Quem é herói sabe: salvar vidas nunca foi sobre prestígio e reconhecimento profissional, mas sobre mudar verdadeiramente a rotina dos colaboradores, trazendo segurança, qualidade, saúde e conforto para eles. Mas se existe um prêmio especial para reconhecer quem toma as grandes decisões da indústria, por que não se inscrever, largar com tudo, ganhar prêmios e […]

Leia mais