Dicas

Segurança no chão de fábrica na metalmecânica: esse é um campo minado para você?

Nós, da DuPont, sempre procuramos trazer os melhores conteúdos sobre os Equipamentos de Proteção Individua le os temas que o circundam, que você pode conferir em todo o nosso Blog, inclusive clicando aqui.

 

Fatores como escolher a melhor opção de tecnologia disponível no mercado, assim como se certificar que o profissional esteja confortável com o tamanho e a confiabilidade dela são decisórios para um resultado de segurança.

 

Entretanto, para muitas profissões, inclusive as tão desafiadoras –e necessárias– do setor de metalmecânica, mais do que fornecer os materiais corretos para a equipe, é importante se certificar de que todos estão inseridos num ambiente limpo, em que confiem verdadeiramente e que cumpra todas as normas de segurança necessárias. Continue a leitura e descubra se você está ou não pisando em campo minado com esse tema.

 

Placas e sinalizações em ambientes de metalmecânica

Pode parecer uma sugestão simples, mas pequenas atitudes e avisos podem salvar vidas. No chão de fábrica, é importante que todos os ambientes sejam equipados com sinalizações claras e informações úteis como as de distanciamento, delimitações de espaço, regras e assim por diante.

Investir numa segurança 4.0

Esse é um processo de segurança digitalizado e integrado, com tecnologias conectadas que ampliam pontos de checagem e sensores, diminuindo o risco em casos de emergências. Isso é muito importante, tanto para avaliar o nível de risco de cada máquina quanto melhorar a confiança dos trabalhadores.

Implementar segurança funcional

É imprescindível sempre fazer análise de risco, determinar as prioridades e classificar o grau de periculosidade para cada desafio diário. Isso porque quanto mais a equipe atua de acordo com ela, mais efetiva é a segurança e melhor é a produtividade.

Cultura de segurança

Habituar os colaboradores a medidas preventivas e de segurança, sempre lembrando de suas funções e responsabilidades para evitar acidentes ajuda muito no dia a dia. Uma boa ideia é sempre reforçar a legislação e criar campanhas de conscientização e dinâmicas com o time.

 

Prezar pela integridade física e mental de cada um em ambientes de metalmecânica

Criar um espaço acolhedor, onde cada profissional se sinta respeitado por suas escolhas pessoais, assim como com seus horários de jornada de trabalho também faz parte da segurança. Haver um espaço para feedbacks e conversas francas também é muito importante para criar um ambiente justo, igualitário e confortável para todos.

 

Esses são só alguns exemplos para deixar seu ambiente livre de maiores danos e perigos. Seguir essas dicas, estar sempre presente na liderança da equipe e proporcionar o uso dos EPIs corretos fazem toda a diferença. Acesse https://www.safespec.dupont.com.br/ e veja também opções de equipamentos individuais para a segurança de todos.

Posts relacionados:

EPIs
Dia a Dia

9 EPIs indispensáveis na metalmecânica (e o melhor lugar para encontrá-los!)

A indústria metalmecânica é responsável pelo funcionamento de diversos outros setores e a sua constante expansão no Brasil e no mundo, alinhada a uma jornada de trabalho intensa, traz diversos riscos físicos, químicos e ergonômicos. Equipar cada funcionário da área com os EPIs corretos é muito importante para contornar esses perigos e evitar danos. A […]

Leia mais
Ambiente de metalmecânica
Dia a Dia

Riscos metalmecânicos: você faz o essencial a quem é essencial na sociedade?

A indústria metalmecânica é o setor responsável pela produção e transformação de metais. Essa área, além de empregar milhões de pessoas e estar em constante ascensão, também é tida como um dos setores mais estratégicos do mundo, visto que quase todas as outras áreas da produção contam com ela para executar seus processos. Da produção […]

Leia mais