Muito além dos custos: Tudo o que você precisa saber na hora de investir em EPI
Já falamos aqui sobre a indústria metalmecânica, as normas de segurança e os riscos deste que é um dos segmentos fundamentais para a nossa sociedade. E a definição dos EPIs de acordo com cada atividade, como já vimos anteriormente, se faz cada vez mais necessária. Mas e depois?
A proteção não acaba aí para um EPI
Depois de definir quais serão os EPIs necessários, vem uma nova etapa: encontrar um bom fornecedor. E para que você escolha as melhores opções, fique de olho nessas dicas!
Conhecimento na bagagem
Na hora de comprar seus equipamentos, nada melhor do que encontrar vendedores que tenham conhecimento de mercado. Isso significa que vendedores experientes podem ajudar (e muito!) na hora de decidir o que melhor atende às suas necessidades ou da sua empresa.
Proteção sob medida
É isso mesmo. Tão eficaz quanto a qualidade, a ergonomia é um fator a ser levado a sério. Por isso, ao escolher os melhores equipamentos de proteção, devemos considerar o tamanho correto (Vestimenta para proteger o trabalhador: tamanho importa, sim!) e o conforto que eles são capazes de proporcionar a quem o está usando, já que dores, atritos e machucados podem, sim, atrapalhar a produtividade.
Treinamento, sempre
Não basta fornecer equipamentos de segurança ao trabalhador, mas também treinamentos e capacitações constantes a fim de conscientizar sobre a importância de se proteger individualmente e coletivamente, utilizando e armazenando corretamente cada equipamento.
Quando a qualidade e a segurança falam mais alto no EPI
Sabemos que, muitas vezes, o preço pode ser um fator determinante em um negócio. Mas quando o assunto é a segurança de quem trabalha em áreas de risco, não podemos deixar a qualidade de lado e, por isso, outros critérios devem ser levados em consideração no momento da escolha dos EPIs, como:
- Resistência;
- Durabilidade;
- Confiabilidade.
Além disso, é recomendado adquirir equipamentos que tenham o certificado de aprovação (CA), que garante que eles foram testados e aprovados pelas autoridades competentes. E observe, sempre, a data de validade dos EPIs, pois eles têm um período de uso limitado!
Investir em qualidade ainda é o melhor caminho para proteger quem se arrisca todos os dias. Saiba mais como encontrar o equipamento de proteção individual ideal para a sua atividade https://www.dupont.com.br/personal-protective-equipment.html