Dia a Dia

Muito além dos custos: Tudo o que você precisa saber na hora de investir em EPI

Já falamos aqui sobre a indústria metalmecânica, as normas de segurança e os riscos deste que é um dos segmentos fundamentais para a nossa sociedade. E a definição dos EPIs de acordo com cada atividade, como já vimos anteriormente, se faz cada vez mais necessária. Mas e depois?

 

A proteção não acaba aí para um EPI

Depois de definir quais serão os EPIs necessários, vem uma nova etapa: encontrar um bom fornecedor. E para que você escolha as melhores opções, fique de olho nessas dicas!

Conhecimento na bagagem

Na hora de comprar seus equipamentos, nada melhor do que encontrar vendedores que tenham conhecimento de mercado. Isso significa que vendedores experientes podem ajudar (e muito!) na hora de decidir o que melhor atende às suas necessidades ou da sua empresa.

Proteção sob medida

É isso mesmo. Tão eficaz quanto a qualidade, a ergonomia é um fator a ser levado a sério. Por isso, ao escolher os melhores equipamentos de proteção, devemos considerar o tamanho correto (Vestimenta para proteger o trabalhador: tamanho importa, sim!) e o conforto que eles são  capazes de proporcionar a quem o está usando, já que dores, atritos e machucados podem, sim, atrapalhar a produtividade.

Treinamento, sempre

Não basta fornecer equipamentos de segurança ao trabalhador, mas também treinamentos e capacitações constantes a fim de conscientizar sobre a importância de se proteger individualmente e coletivamente, utilizando e armazenando corretamente cada equipamento.

Quando a qualidade e a segurança falam mais alto no EPI

Sabemos que, muitas vezes, o preço pode ser um fator determinante em um negócio.  Mas quando o assunto é a segurança de quem trabalha em áreas de risco, não podemos deixar a qualidade de lado e, por isso, outros critérios devem ser levados em consideração no momento da escolha dos EPIs, como:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Confiabilidade.

Além disso, é recomendado adquirir equipamentos que tenham o certificado de aprovação (CA), que garante que eles foram testados e aprovados pelas autoridades competentes. E observe, sempre, a data de validade dos EPIs, pois eles têm um período de uso limitado!

 

Investir em qualidade ainda é o melhor caminho para proteger quem se arrisca todos os dias. Saiba mais como encontrar o equipamento de proteção individual ideal para a sua atividade https://www.dupont.com.br/personal-protective-equipment.html

Posts relacionados:

Ambiente de metalmecânica
Dia a Dia

Riscos metalmecânicos: você faz o essencial a quem é essencial na sociedade?

A indústria metalmecânica é o setor responsável pela produção e transformação de metais. Essa área, além de empregar milhões de pessoas e estar em constante ascensão, também é tida como um dos setores mais estratégicos do mundo, visto que quase todas as outras áreas da produção contam com ela para executar seus processos. Da produção […]

Leia mais
EPIs
Dia a Dia

9 EPIs indispensáveis na metalmecânica (e o melhor lugar para encontrá-los!)

A indústria metalmecânica é responsável pelo funcionamento de diversos outros setores e a sua constante expansão no Brasil e no mundo, alinhada a uma jornada de trabalho intensa, traz diversos riscos físicos, químicos e ergonômicos. Equipar cada funcionário da área com os EPIs corretos é muito importante para contornar esses perigos e evitar danos. A […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.