Segurança do Trabalho

Qualificações desejadas num profissional brasileiro em segurança no trabalho

Descubra o que o mercado espera de você

O profissional de Segurança do Trabalho é fundamental para ajudar a preservar a saúde dos colaboradores, evitar acidentes e assegurar que normas reguladoras sejam cumpridas.

Isto inclui dominar o maior conhecimento possível sobre os EPIs, desde a escolha do equipamento mais adequado, passando por comprovação da qualidade de acordo com o CA, cuidados para maximizar a durabilidade do EPI e até controle do estoque.

Qualificações técnicas e conhecimentos operacionais são essenciais, já que um descuido seu pode resultar em uma fatalidade. Por isso, sempre invista em treinamentos e nunca deixe de acompanhar o mercado. Quanto mais preparado você estiver, maior a chance de garantir a proteção dos colaboradores.

 

Mas, é só isso?

Hoje, ao invés de buscar um profissional que apenas dite regras de segurança, as empresas estão humanizando as relações. Você precisa, claro, dominar ao máximo conhecimentos legais e normativos, mas a maneira como você vai aplicá-los fará toda diferença.

O profissional de Segurança do Trabalho conecta demandas entre as mais diversas áreas da empresa: funcionários, equipe de RH, gestores. Então, mais do que relatórios e estatísticas, espera-se um excelente relacionamento interpessoal de quem atua nessa área.

 

Como evoluir neste sentido?

Desenvolver qualificações e competências comportamentais é um processo muito ligado às características pessoais de cada indivíduo. Aqui, vamos abordar pontos que você pode trabalhar dentro de si para se tornar um profissional melhor.

Empatia: saber se colocar no lugar do outro é importante. Sendo empático, você repensa seu discurso técnico e tenta humanizá-lo. Preservar vidas e se certificar de que aquelas pessoas estão trabalhando sob condições ideais: isto é cuidar do próximo. Coloque-se como alguém que tem a missão de proteger os colaboradores ao invés de apenas alertá-los sobre regulamentos.

Comunicação efetiva: se expressar bem diminui a probabilidade de ruídos na comunicação. Muitos conflitos são gerados por falta de interpretação, orientações mal formuladas ou até um tom de voz errado. Atente-se!

Liderança: as empresas esperam profissionais que sejam capazes de inspirar, conduzir e fazer as coisas acontecerem. Passe a se enxergar como um guia, alguém que motiva os outros colaboradores a cuidarem de si. Acredite: tornar esse incentivo uma prática diária vai mudar a maneira como o time olha pra você.

Conte sempre com a DuPont quando o assunto for evolução! Tornando-se um profissional mais responsável e colaborativo, você garante a proteção de mais pessoas e cumpre sua missão como profissional de Segurança do Trabalhador. É o que o mercado espera de você e, sobretudo, o que você deve esperar de si mesmo.

O profissional de Segurança do Trabalho é fundamental para ajudar a preservar a saúde dos colaboradores, evitar acidentes e assegurar que normas reguladoras sejam cumpridas.

Para desempenhar essa função, conhecimentos operacionais são essenciais, já que um descuido seu pode resultar em uma fatalidade.

 

Proteger pessoas é sempre um trabalho intenso

Antes de tudo, você precisa dominar o maior conhecimento possível sobre os EPIs, desde a escolha do equipamento mais adequado para aquela função, passando por comprovação da qualidade de acordo com o CA, cuidados para maximizar a durabilidade do EPI e até controle do estoque.

Além disso, orientar o time sobre procedimentos em locais de risco, manuseio de máquinas e equipamentos, inspecionar as condições e instalações de trabalho, tudo isso sem deixar de lado os princípios básicos de ergonomia que proporcionam conforto à equipe. Ufa! Não é uma tarefa fácil proteger tantas pessoas através de normas rígidas e, ao mesmo tempo, saber equilibrar garantindo o bem-estar que elas precisam.

 

Para isso, certas habilidade fazem toda a diferença

Selecionamos algumas qualificações e competências técnicas que o mercado espera de um profissional de Segurança do Trabalho, assim você pode explorar cada uma delas e descobrir se você tem correspondido plenamente às expectativas ou se há algum ponto a melhorar.

  • Conhecer a Política de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa e colocar em prática no dia a dia.
  • Acompanhar de perto os processos da empresa para fazer sugestões de melhorias, identificar e dar tratamento aos possíveis riscos existentes na operação.
  • Manter uma boa relação com todas as áreas da empresa, colocando-se sempre como um guia da saúde e segurança e não como alguém que quer causar dificuldades. 
  • Ter o entendimento técnico necessário para fazer análises de riscos físicos, químicos e biológicos. 
  • Saber se comunicar de forma efetiva para conscientizar a equipe com clareza sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. 
  • Ter espírito de liderança e saber trabalhar sob pressão para coordenar e orientar colaboradores em situações de emergência.

 

Dominar conhecimentos legais para garantir que as normas reguladoras estão sendo cumpridas.

Lembre-se: quanto mais qualificações e mais preparado você estiver, maior a chance de garantir a segurança da equipe. Por isso, sempre invista em treinamentos, cursos, workshops, e nunca deixe de acompanhar o mercado. 

Fique por dentro do nosso blog! Aqui, você encontra as principais notícias e dicas de segurança para se manter sempre bem informado.

Posts relacionados:

qualificações
Segurança do Trabalho

Qualificações desejadas num profissional brasileiro em segurança no trabalho

Descubra o que o mercado espera de você O profissional de Segurança do Trabalho é fundamental para ajudar a preservar a saúde dos colaboradores, evitar acidentes e assegurar que normas reguladoras sejam cumpridas. Isto inclui dominar o maior conhecimento possível sobre os EPIs, desde a escolha do equipamento mais adequado, passando por comprovação da qualidade […]

Leia mais