Agenda

Fogo! Começou um incêndio, e agora?

Será que alguém realmente está 100% pronto para encarar um incêndio em total segurança? Até os profissionais que dedicam suas vidas a essa missão, os bombeiros, adentram ambientes em chamas sem a garantia de que sairão ilesos. É claro que eles são preparados para situações de extremo risco, estão protegidos com a tecnologia e qualidade DuPont™ Nomex® e têm muito mais chances de sucesso na operação do que uma pessoa que não recebeu o treinamento adequado.

Mas, os estragos que o fogo pode causar nem sempre podem ser previstos. Por isso, evitar um incêndio é a melhor maneira de sobreviver a ele. A DuPont preparou uma quinzena especial com tudo que você precisa saber para não se expor a riscos desnecessários, orientar a equipe sobre as principais medidas de proteção como um verdadeiro líder da Segurança do Trabalho e até um passo a passo para você saber o que fazer se o incêndio for realmente inevitável.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo! Conhecimento e informação são sempre grandes aliados e podem salvar a sua vida em situações de perigo.

VOCÊ FAZ TUDO QUE ESTÁ AO SEU ALCANCE PARA PREVENIR UM INCÊNDIO?

Sabemos que esse é um cenário que ninguém gostaria de presenciar, mas você tem colocado todos os procedimentos de segurança em prática? Qual foi a última vez que você conversou com os colaboradores sobre a importância de certos cuidados no dia a dia, alertando-os sobre as possíveis consequências de um incêndio grave?

Muitas pessoas não pensam no que um acidente desse nível poderia gerar e, às vezes, elas só precisam de alguém para fazê-las refletir sobre isso. Conversar com a equipe sobre os riscos que certas condutas podem causar é uma excelente forma de inserir a cultura de prevenção no cotidiano da empresa.

Afinal, há atitudes simples que todos podem tomar para evitar que um incêndio aconteça, como manter uma área de trabalho limpa, ter cuidado no manuseio de produtos inflamáveis, ficar atento aos avisos de não fumar e relatar imediatamente quando identificar possíveis perigos.

Acesse o nosso blog no dia 21, quinta-feira, e conheça todas as formas de prevenir um incêndio. Depois, que tal combinar uma reunião com os colaboradores para compartilhar essas informações?

O PERIGO ESTÁ ALI, MAS NEM SEMPRE PODE SER VISTO.

Às vezes, o fogo começa de onde ninguém poderia imaginar. As origens de um incêndio são as mais variadas e vão desde um pano com óleo que gera ignição espontânea até uma poeira que pode simplesmente explodir ao entrar em contato com alguma fonte de calor. Em espaços fechados, como numa mina de carvão, a poeira explosiva poderia produzir pressões que ninguém suportaria.

Então, é muito importante você ficar de olho até no que não pode ver! Como? Confira nosso blog no dia 26 e veja por que é essencial ter um ambiente de trabalho limpo e não deixar a poeira acumular.

Acredite: estar sempre atento à limpeza e organização do material pode realmente salvar a sua vida!

SINAL DE FUMAÇA? SIGA OS NOSSOS PASSOS E AUMENTE SUAS CHANCES DE SOBREVIVER!

Dentro da empresa, você é a pessoa mais preparada quando o assunto é segurança. Se um incêndio de fato acontecer, você precisa saber cada passo para guiar os colaboradores até a saída mais segura.

Deite e rasteje se for atingido pela fumaça, nunca use elevadores e trace um plano mental para alcançar as escadas, depois as saídas laterais.

Uma ótima dica que vai te ajudar muito se você precisar enfrentar um incêndio: cultive o hábito de sempre atentar às saídas de emergência quando você entrar num restaurante, cinema, teatro ou qualquer outro estabelecimento. Assim, você nunca vai ser pego desprevenido! Afinal, fica muito mais fácil encontrar a saída quando você sabe exatamente onde ela está, não é mesmo?

Mantenha a calma, ajude as pessoas mais nervosas e siga o passo a passo que vamos publicar no dia 28. Com ele, você vai saber como conduzir essa situação da melhor maneira, embora a gente espere que você nunca precise passar por ela.

LEMBRE-SE: SEU GRAU DE PROTEÇÃO TEM QUE CORRESPONDER AO SEU NÍVEL DE EXPOSIÇÃO!

Profissionais que podem enfrentar chamas decorrentes dos perigos do local de trabalho devem estar protegidos em dobro! Afinal, a chance desses trabalhadores terem que lidar com um incêndio é muito maior.

Ainda que não trabalhem diretamente no combate ao fogo, como é o caso dos bombeiros, esses profissionais podem estar expostos aos mesmos riscos. Socorristas, militares, policiais, trabalhadores da indústria química e petroquímica e outros heróis do dia a dia devem estar sempre devidamente protegidos com um EPI antichamas.

Acesse o site da DuPont para descobrir o equipamento ideal para o seu trabalho e acompanhe a nossa quinzena especial no Falando de Proteção para evitar incêndios, preservar vidas e fazer a diferença como profissional de Segurança do Trabalho.

Posts relacionados:

Prevenir Incêndios
Dicas

5 Dicas Para Prevenir Incêndios

É Possível Prevenir Incêndios?  A resposta é: sim! Com algumas medidas de segurança é possível prevenir incêndios. Mas para isso, é fundamental compreender primeiro os princípios que causam esses acidentes (os chamados “fundamentais”), que são:  Combustível: papel, madeira, óleo, tecido, solventes, gasolina, gás etc.; Calor: o grau necessário para vaporizar o combustível, que dependerá de […]

Leia mais
Dicas

Guia completo para sobreviver a um incêndio

Imagine que você está em casa, no trabalho, em algum edifício comercial, fazendo compras em alguma loja ou até mesmo em um espaço público e de repente é surpreendido por um incêndio. Não importa onde você está, preparamos um guia para te ajudar a saber o que fazer em qualquer situação como essa.   Lembre-se […]

Leia mais
Dicas

Boas Práticas de Segurança

Embora cada empresa tenha o seu próprio manual de boas práticas de segurança, reunimos em dois posts recomendações gerais para preservar a integridade física de empregados, empregadores e a segurança de equipamentos, instalações e do meio ambiente, contribuindo para uma gestão eficaz de saúde e segurança no trabalho. Boas Práticas de Segurança: Direitos e Deveres […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.