Agenda

Incêndio? Descubra o principal segredo para salvar vidas!

No dia a dia, muitas pessoas não param pra pensar sobre as possíveis consequências de um incêndio e acabam por não tomar as devidas medidas de prevenção. O profissional de Segurança do Trabalho é responsável por sinalizar certos cuidados que os colaboradores devem ter no cotidiano e se certificar de que todos estão adotando uma postura protetiva, já que um incêndio pode causar muito mais do que danos nas instalações e prejuízos incalculáveis.

O fogo, quando não controlado, pode resultar em acidentes graves, fatalidades e perdas verdadeiramente irreparáveis. Um profissional qualificado tem plena consciência disso e usa o seu conhecimento para, acima de tudo, preservar vidas. Relembre princípios fundamentais para se manter sempre preparado.

 

A MELHOR FORMA DE COMBATER UM INCÊNDIO É NÃO DEIXAR QUE ELE ACONTEÇA

E, acredite, um incêndio acontece com muito mais facilidade do que a gente imagina. Ele só precisa reunir três elementos:

  • Combustível: papel, madeira, óleo, tecido, solventes, gasolina, gás, etc.
  • Calor: o grau necessário para vaporizar o combustível, que dependerá de cada um.
  • Oxigênio: um incêndio se sustenta com no mínimo 15%. Quanto maior for sua presença, mais brilhante será a brasa e mais rápida será a combustão.

Não queira juntar esse trio se não quiser ver um verdadeiro estrago! Separá-los vai dar muito mais trabalho, então o ideal é reduzir essa possibilidade disseminando uma cultura de prevenção.

COMO EXTINGUIR UM INCÊNDIO ANTES QUE ELE COMECE?

Acidentes e imprevistos podem acontecer, mas há algumas formas de diminuir as chances de ter que presenciá-los:

  • Mantenha uma área de trabalho limpa, evitando o acúmulo de entulhos;
  • Tenha cuidado na arrumação, limpeza e ordenação de produtos inflamáveis. Caso você precise manuseá-los, faça isso com o EPI correto;
  • Fique atento aos avisos de não fumar;
  • Mantenha todos os materiais combustíveis afastados de fontes de ignição;
  • Relate qualquer risco de incêndio que esteja além de nosso controle, especialmente os elétricos.

  PESSOAS PRIMEIRO!

A prevenção de acidentes vai muito além quando estamos falando de profissionais que podem enfrentar chamas decorrentes dos perigos do local de trabalho.

É o caso não só de bombeiros, mas também de socorristas, militares e policiais, ou até trabalhadores da indústria química e petroquímica. Esses profissionais devem estar sempre com EPIs de proteção antichamas, por mais que não trabalhem diretamente no combate ao fogo.

Se você está exposto a riscos de chamas no seu ambiente profissional, conte com a DuPont para encontrar o EPI adequado e garantir a proteção que todo herói merece

Posts relacionados:

incêndio
Agenda

Fogo! Começou um incêndio, e agora?

Será que alguém realmente está 100% pronto para encarar um incêndio em total segurança? Até os profissionais que dedicam suas vidas a essa missão, os bombeiros, adentram ambientes em chamas sem a garantia de que sairão ilesos. É claro que eles são preparados para situações de extremo risco, estão protegidos com a tecnologia e qualidade […]

Leia mais
Prevenir Incêndios
Dicas

5 Dicas Para Prevenir Incêndios

É Possível Prevenir Incêndios?  A resposta é: sim! Com algumas medidas de segurança é possível prevenir incêndios. Mas para isso, é fundamental compreender primeiro os princípios que causam esses acidentes (os chamados “fundamentais”), que são:  Combustível: papel, madeira, óleo, tecido, solventes, gasolina, gás etc.; Calor: o grau necessário para vaporizar o combustível, que dependerá de […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.