Agenda

7 passos para sobreviver a incêndios: você conhece todos?

Chegamos naquele momento que fizemos de tudo para evitar: incêndios! Você desempenhou bem seu papel de profissional de Segurança do Trabalho, esteve atento às fontes de ignição, relatou riscos e orientou o time a seguir os procedimentos de segurança para evitar o surgimento incêndios, mas não foi possível.

Talvez tenha sido uma pilha de trapos com óleo de motor esquecida depois do expediente, algum colaborador que tenha acendido um cigarro num local proibido ou até mesmo uma poeira explosiva, mas não importa. Não é hora de pensar nisso. Agora, toda a equipe começa a entrar em desespero e você deve agir como um verdadeiro líder, mostrando o passo a passo correto para todos escaparem desse incêndio com vida. Eles esperam que você saiba o que fazer. Então, é melhor que você saiba.

UM ALERTA EM SINAL DE FUMAÇA

Ela é a sua primeira e principal inimiga. A fumaça impede que você enxergue um passo a sua frente, que dirá alguma solução. Você sabe que a fumaça pode matá-lo em poucas respiradas e isso poderia te apavorar ainda mais, mas você também sabe que esse conhecimento é o que vai possibilitar que o time faça aquilo que é necessário: deitar no chão e rastejar.

Afinal, nesse momento nem todo mundo lembra que a fumaça é mais leve que o ar e tende a ocupar primeiro os espaços superiores. Ainda bem que você está ali.

FICAR PRESO É UMA PÉSSIMA IDEIA

O elevador nunca é uma opção durante um incêndio! Se os sinais do elevador forem ativados por calor, ele pode ser forçado a ir exatamente para um local que ninguém gostaria de estar: onde o fogo está. Então, é hora de guiar o time para a melhor saída: faça um lembrete mental das escadas para a saída de incêndio.

Isto vai ser mais fácil se você nutrir o hábito de sempre atentar às saídas de incêndio quando entrar num restaurante, cinema, teatro ou qualquer outro estabelecimento.

Lembre-se também de evitar a portaria principal, ela certamente estará bem tumultuada. Procure as saídas laterais que normalmente estão sinalizadas.

 

UM PASSO DE CADA VEZ E VOCÊ CHEGARÁ ATÉ A SAÍDA

incêndio

Se você é um profissional que trabalha em ambiente com riscos de chamas, use sempre o EPI adequado e não deixe de ler o Guia Completo para Sobreviver a um Incêndio.A missão da DuPont é fazer você estar sempre preparado para qualquer situação!

Posts relacionados:

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.