Dicas

6 truques para administrar produtos químicos com segurança

Vamos continuar falando de segurança? A abordagem da vez são os recipientes em que minérios, fluídos, gases ou produtos químicos devem ser administrados. Para este assunto, listamos os seis pontos principais que você precisa saber:

 

1) Use somente recipientes regulamentados

Todos os objetos que guardam líquidos inflamáveis devem ser aprovados pela Inmetro e possuir detectores de chamas em suas aberturas de enchimento e saída.

 

2) Proteja-se contra o fogo

Caso o recipiente tenha apenas uma abertura, este espaço deve estar protegido por uma espécie de tela. Essa tela evita que as chamas externas atinjam a parte de dentro da embalagem, ocasionando incêndios nos vapores internos. Ou seja, nenhuma chama passa pela tela, que é 100% segura.

 

3) Segurança em primeiro lugar

Todo produto inflamável, seja ele qual for, deve ser armazenado em recipientes de segurança com tampa de alívio de pressão não removível articulada. Isso impede que o recipiente rompa por conta do excesso de temperatura causado pelo calor extremo ou fogo.

 

4) Organização é saúde

Quando falamos em guardar produtos químicos em locais seguros, não pensamos apenas em protocolos básicos de segurança que precisam ser seguidos. É uma questão de saúde, integridade física e ética com as pessoas e profissionais que, todos os dias, estão nestes ambientes dando o melhor de si. Por isso, organizar-se nesse sentido é primordial.

 

5) Cuidado com produtos em casa

Fique de olho nos produtos químicos que você tem em casa, como: desinfetantes, álcool, inseticidas, detergente, entre outros. Se na embalagem deles está escrito “inflamável”, juntamente com o símbolo da caveira, manuseie com cautela. 

 

6) Guarde e limpe corretamente

Além de administrá-los com segurança, produtos inflamáveis devem ser armazenados e higienizados do jeito certo. Nesses posts, ensinamos tudo em detalhes para vocês. Clique e saiba mais!

 

Produtos químicos: como armazenar?

 

Limpeza para tambores de inflamáveis: por que e como fazer?

 

Coloque essas informações em prática e veja como o seu dia a dia de trabalho e dos seus funcionários fluirá bem melhor e de maneira muito mais segura. E, se precisar dos EPIs certos para exercer essas atividades, conte com a DuPont e acesse: https://www.safespec.dupont.com.br/

Posts relacionados:

EPIs
Dia a Dia

9 EPIs indispensáveis na metalmecânica (e o melhor lugar para encontrá-los!)

A indústria metalmecânica é responsável pelo funcionamento de diversos outros setores e a sua constante expansão no Brasil e no mundo, alinhada a uma jornada de trabalho intensa, traz diversos riscos físicos, químicos e ergonômicos. Equipar cada funcionário da área com os EPIs corretos é muito importante para contornar esses perigos e evitar danos. A […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.