Calendário

A ciência do sucesso: conheça a história de uma gigante da área

Hoje é o dia de homenagear quem faz acontecer na ciência brasileira e internacional. Ainda sob o estigma de uma área majoritariamente masculina, os diversos ramos da ciência têm se expandido e se reinventado constantemente. Junto com essa evolução, mulheres e meninas de todo o mundo mostram sua força e competência e mostram, dia após dia, que fazer ciência é sim, coisa de mulher.  

Confira a entrevista exclusiva da DuPont com Priscila Akiti, nossa Especialista Técnica em Tyvek®

Nela, Priscila fala de todas as conquistas e desafios de sua trajetória, além de detalhes imperdíveis para quem espera fazer parte deste mercado abrangente e extremamente gratificante.

Como tudo começou

Com quase 10 anos de uma carreira de sucesso aqui na DuPont, Priscila começou a sua jornada estudando Química na faculdade. Pois, neste primeiro momento, o seu objetivo era um só: trabalhar em laboratórios e experimentos. Mas, ao longo do tempo, a vida se encarregou de levar Priscila por outros caminhos, que fizeram com que ela chegasse até aqui.

“Logo no 1º semestre, eu comecei a me questionar se era isso que eu queria. Pesquisei sobre alguns cursos relacionados, os quais eu pudesse migrar dentro da faculdade. E, como eu sou muito curiosa, gosto de criar coisas novas e entender como equipamentos são fabricados, comecei Engenharia de Materiais e me formei.”

No início, Priscila optou por fazer a faculdade em período integral, para terminar em cinco anos. Mas, chegou o momento em que ela precisou trabalhar, ganhar dinheiro e colocar seus conhecimentos em prática. Foi aí que a futura engenheira decidiu estudar à noite e partir para o mercado de trabalho.

Um sonho realizado

Priscila teve a sua primeira experiência profissional como estagiária no segmento automotivo aqui da DuPont. E foi algo desafiador para ela. Não apenas por este ser um ramo tipicamente masculino, mas também, por Priscila não estar habituada com nomenclaturas da área e ter que lidar com a ideia de provar para si e para os outros, o quanto é competente, sábia e focada no que faz. 

“Eu era estagiária, mas não me sentia uma. Para se ter uma ideia, nunca ouvi piadinhas no estilo ‘o estagiário precisa pegar o café’, por exemplo.”

Para a nossa entrevistada, trabalhar na DuPont é mais do que um emprego. É um sonho realizado. Segundo ela, este é o sonho de diversos profissionais que atuam na área de engenharia de materiais. Afinal, na DuPont existem infinitos processos e produtos, que ajudam os nossos trabalhadores a aprenderem mais e, é claro, colocar isso em atuação.

“Aprendi os nomes das ferramentas, das peças e que envolvia a produção. Conquistei a confiança dos funcionários e mostrei em ações que eu sabia tudo o que estava fazendo e falando.”

Na DuPont, Priscila está há quase 10 anos. Metade deles trabalhando em blindagem automotiva, fazendo até muitos testes com veículos do exército. E, a outra metade, exercendo brilhantemente a sua função em Tyvek® e proteção individual. 

Nos dois posts abaixo, Priscila compartilha alguns dos seus conhecimentos. Confira:

Os riscos da amônia para o trabalhador brasileiro

Vestimenta à prova de qualquer perigo: saiba tudo o que rolou no webinar de Tychem® Tipo 1A

Desafio das mulheres no mercado de trabalho

Segundo Priscila, há diversos desafios no mercado de trabalho, principalmente para as mulheres. Mas isso ela tirou de letra. E, para ajudar vocês, ela elencou alguns dos maiores desafios que enfrentou em sua jornada, mas soube passar por eles como ninguém.

– Muitas pessoas acham que as mais novas não são capazes e isso se potencializa quando se é mulher;

– Mesmo que você tenha 20, 30, 40 anos, se o seu rosto parece mais jovem, podem duvidar de você;

– Independente do ramo, pessoas mais experientes, na maioria das vezes, acreditam que mulheres jovens não têm vivência de mercado;

“É preciso desmistificar a ideia de que mulher não trabalha na indústria. Hoje em dia, quase nenhum ambiente é 100% masculino. O público feminino pode atuar em todos os mercados.”

Inspire-se você também

É inspiração que você quer? Então, papel e caneta na mão para anotar, salve este link no seu celular, mas não perca as dicas que a inspiradora Priscila tem para vocês:

É clichê, mas é real: nunca desistam dos seus sonhos e objetivos. É engenharia que você quer estudar? Vá em busca disso;

Não existem barreiras que você não possa vencer. O preconceito existe? Sim! Mas ele não pode te parar, ele tem que te impulsionar;

Problemas sempre vão acontecer e é necessário aprender a lidar com eles;

E lembre-se sempre: não existe profissão de homem ou mulher. Existe a profissão que você quer para a sua vida. Independente do sexo, não enxergue os desafios como algo negativo. Tenha maturidade e veja tudo isso com aprendizado.

De pequenas mudanças a descobertas que mudaram o mundo, a DuPont acredita que mulheres são uma inspiração incontestável de força, inteligência e possibilidades. Que hoje, Dia Internacional das Mulheres e Meninas da Ciência, seja apenas o início de um novo ciclo de conquistas e descobertas. Continuaremos sempre ao lado de vocês para que cheguem ainda mais longe. Porque nós sabemos que nada é impossível para uma mulher que tem dentro de si o desejo de vencer. Priscila Akiti é a prova disso.

Conheça mais sobre a nossa entrevistada de hoje, assistindo seus vídeos em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/falandodeprotecao

Posts relacionados:

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.