Agenda

Xô, perigo! 3 medidas fundamentais para a sua proteção no trabalho

Como o nome do nosso blog já diz, proteção é o ponto de partida em todos os assuntos que falamos nele. Mas, engana-se quem acha que, para estar protegido, é só usar luvas, botas ou capacetes, por exemplo. Proteção ultrapassa todos esses limites e, para que fique mais claro para você, podemos dividi-la em três pilares:

  1.  ORGANIZAÇÃO: que envolve os locais corretos para guardar EPIs, produtos químicos, tambores, veículos industriais e até mesmo hábitos básicos de higiene.   
  2.  PREPARAÇÃO: um bom profissional que se preze precisa estar preparado. Para isso, além de prever determinadas situações, estudar e se atualizar é importantíssimo.
  3. REPARAÇÃO: para estar atento o tempo todo, caso algum imprevisto aconteça. Dessa forma, você saberá agir corretamente se um tambor ou veículo quebrar e um EPI rasgar, por exemplo.

 Com estes pontos alinhados, podemos seguir com um resumo do que vocês verão por aqui nos próximos dias. Confira!

Ordem e limpeza também são hábitos de segurança

Vamos falar a verdade: trabalhar em um ambiente limpo e organizado é muito melhor, não é mesmo? Além de um espaço harmônico, os seus objetos de trabalho são encontrados com mais facilidade e você ainda ajuda que menos acidentes de trabalho aconteçam.

 Imagine que você vai realizar uma atividade que necessita de luvas de proteção, por exemplo. Na hora da correria, você não encontra o EPI, pois o ambiente está desorganizado, mas pensa: “é bem rápido e fácil, não tem problema ir sem luva”. É aí que mora o perigo. Essa atitude pode colocar você e seus colegas em risco por dois motivos: o primeiro, por começar a atividade com pressa e, o segundo, por realizar um trabalho sem o equipamento adequado. Neste caso, as chances de você se machucar são enormes e, com certeza, não é isso que nós, seus líderes e colegas querem para você.

 Outra situação que podemos pensar é no caso de algum líquido, inflamável ou não, ter caído no chão. Se isso acontecer, a sujidade precisa ser limpa na mesma hora, com os produtos certos. Deixando para depois, corre o risco de alguém escorregar ou do líquido se evaporar e prejudicar quem está por perto.

 Prepare áreas seguras de trabalho

Como falamos acima, organização faz parte da sua segurança no ambiente de trabalho. Mas não organizar por cores ou gosto pessoal, por exemplo. Quando se trata de um espaço no qual a sua integridade física é a prioridade, tudo que você precisa para exercer suas atividades deve estar em perfeito estado. Veja só:

– Não use pneus lisos nos veículos;

– Analise os para-brisas, retrovisores, faróis e lanternas;

– Verifique os cintos de segurança;

– Veja se o velocímetro está funcionando perfeitamente;

– Precisa de EPIs? Organize-os de maneira lógica, para que todos sejam encontrados e usados com facilidade.

 Essas atitudes não eliminam a chance de acidentes. Mas, com certeza, diminuem drasticamente a gravidade deles.

Reparação e lubrificação de equipamentos

Você sabia que lubrificar e reparar um equipamento, é muito mais que usar óleo e ponto final? Este é um método de segurança para o veículo ou máquina, que exige muita cautela e atenção. Ainda mais por se tratar de uma atividade corriqueira, pois várias máquinas e veículos precisam passar por esse processo de vez em quando.

– Quando realizar a lubrificação do equipamento, desligue antes de começar;

– Fique perto de peças móveis ou energizadas durante a atividade;

– Jamais deixe chaves ou outros objetos sobre a máquina;

– Caso o seu trabalho exija que você fique próximo da passagem de caminhões, coloque uma placa de advertência;

– Nunca lubrifique ou repare qualquer máquina, se você não está autorizado para isso.

– Antes de ligar ou desligar a máquina, tenha certeza que não há ninguém trabalhando nela.

Vem muito mais por aí

Esse foi apenas um pequeno resumo do que nós estamos preparando para os próximos dias. Como sabem, a nossa prioridade é garantir a segurança de todos, oferecer EPIs de máxima qualidade e falar sobre tudo o que permeia este universo. Afinal, um profissional bem informado, é mais seguro para realizar suas atividades, gerando mais segurança para si e para os outros que o rodeiam.

 Ao longo deste mês, vamos detalhar tudo sobre os assuntos que falamos acima, com muitas informações valiosas, que farão a diferença no dia a dia de todos os profissionais de segurança do trabalho.

 Saiba mais sobre todos os EPIs da DuPont, quais são os adequados para o seu ramo de atividade, como e quando usá-los, em: https://www.safespec.dupont.com.br/

Posts relacionados:

químicos
Agenda

6 truques para administrar produtos químicos com segurança

Vamos continuar falando de segurança? A abordagem da vez são os recipientes em que minérios, fluídos, gases ou produtos químicos devem ser administrados. Para este assunto, listamos os seis pontos principais que você precisa saber:   1) Use somente recipientes regulamentados Todos os objetos que guardam líquidos inflamáveis devem ser aprovados pela Inmetro e possuir […]

Leia mais
Produtos

6 coisas que você precisa saber sobre luvas de proteção

Quando o assunto é proteger as mãos dos trabalhadores, todo cuidado é pouco. Em estudos recentes publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), concluiu-se que 35% dos acidentes de trabalho acontecem nos membros superiores como mãos, braços e antebraços. Dentre eles, acredita-se que 70% aconteçam porque o trabalhador não usava nenhum tipo de proteção, e 30% […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.