Agenda

O que nunca te contaram sobre lubrificação e reparos de equipamentos industriais

Todo equipamento industrial precisa ser reparado e lubrificado de vez em quando. Seja pelo seu tempo de uso, pela maneira que foi manuseado ou até mesmo por questões obrigatórias, assim como a troca de óleo de carros convencionais. A verdade é que, para realizar essas atividades, diversos cuidados precisam ser tomados. Não é apenas ver onde está quebrado, arrumar, colocar óleo e pronto. Este é um processo que demanda vários cuidados e nós vamos contar em detalhes para vocês.

 Antes de começar, desligue o equipamento

Para lubrificar, limpar ou ajustar qualquer coisa em máquinas, é preciso ter a certeza de que não há ninguém dentro delas e se certificar de que os equipamentos não estão funcionando no momento. Manusear um equipamento ligado pode cortar, esmagar, ferir e até mesmo matar. Por isso sempre falamos aqui: com saúde não se brinca e todas as atividades que envolvem segurança do trabalho, exigem extrema cautela e atenção.

IMPORTANTE!

Sempre que estiver mexendo em alguma máquina, coloque uma etiqueta de advertência na chave ou no comando, remova um fusível que desligue completamente o circuito e mantenha outras pessoas afastadas.

 Nos posts abaixo, vocês verão outras informações importantes sobre segurança com equipamentos industriais e produtos químicos:

 Solventes orgânicos: saiba tudo sobre eles e como evitar lesões

 Cabos de Aço: o que você precisa saber para preservá-los do risco?

 Fique perto de peças móveis

No momento de realização da atividade, coloque parte do seu corpo próximo a peças móveis ou energizadas. Isso garante que, caso aconteça algum movimento repentino ou ligamento acidental da máquina, você esteja em segurança.

Pontos de atenção para não esquecer

– Não deixe chaves ou outros objetos sobre a máquina. Assim, se acontecer uma partida súbita, nada será arremessado;

– Caso o seu trabalho exija que você fique próximo da passagem de caminhões, coloque uma placa de advertência, barricada ou peça para um colega de trabalho, qualificado e autorizado, alertar outras pessoas que você está no local;

– Não faça qualquer trabalho em máquinas industriais, seja de lubrificação ou reparação, se você não está autorizado para isso.

 Para garantir mais segurança, adquira EPIs de qualidade e segurança máxima, como os da DuPont. Acesse https://www.safespec.dupont.com.br/ e escolha os ideais para o seu ramo de atividade.

Posts relacionados:

Segurança do Trabalho

Extração de Petróleo | Prevenção e Riscos

As plataformas de petróleo são responsáveis atualmente por sustentar um imenso mercado de produtos químicos a serem usados na indústria, na agricultura, na medicina e na vida doméstica. Para que isso aconteça, diariamente milhares de trabalhadores convivem com riscos químicos e derivados da transformação das matérias primas em plataformas de petróleo, sejam por vazamentos ou […]

Leia mais
EPIs
Dia a Dia

9 EPIs indispensáveis na metalmecânica (e o melhor lugar para encontrá-los!)

A indústria metalmecânica é responsável pelo funcionamento de diversos outros setores e a sua constante expansão no Brasil e no mundo, alinhada a uma jornada de trabalho intensa, traz diversos riscos físicos, químicos e ergonômicos. Equipar cada funcionário da área com os EPIs corretos é muito importante para contornar esses perigos e evitar danos. A […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.