Dicas

Perigos ocultos das máquinas: você sabe como ficar longe deles?

Todo profissional de Segurança do Trabalho sabe a importância de realizar inspeções de rotina nas máquinas antes de utilizá-las, assim minimizamos consideravelmente as chances de acidentes, já que podemos identificar possíveis riscos e imediatamente relatá-los.

Mas, além das inspeções de segurança, há alguns pontos que devemos atentar ao operar certas máquinas, sejam elas de pequeno ou grande porte, manuais ou elétricas.

 

Quinzena especial de Prevenção de Acidentes com Máquinas

Algumas ferramentas, como o martelo e chave de fenda, parecem não apresentar grandes perigos e já estamos tão habituados a usá-las que acabamos por ignorar seus riscos.

Grande erro! Um martelo mal utilizado pode causar um verdadeiro estrago no seu polegar e até mesmo comprometer sua visão se você não estiver utilizando os EPIs adequados para aquela atividade.

Já com outras máquinas, como o esmeril, a prensa industrial ou a furadeira para metal, costumamos a tomar cuidados maiores, mas há certos segredos de operação que talvez você não saiba e podem realmente te salvar de um acidente. 

E tudo isso você vai descobrir na nossa quinzena especial de Prevenção de Acidentes com Máquinas aqui no Falando de Proteção! Elaboramos até um passo a passo para você manusear certas ferramentas de maneira correta e um checklist completo para você ter em mente sempre que for operar máquinas de qualquer tipo no dia a dia.

Acompanhe nosso blog e não perca nenhum detalhe!

 

Operar máquinas: por onde começar?

No dia 04, quinta-feira, você vai ficar por dentro de todos os cuidados que deve ter para prevenir acidentes de trabalho. O primeiro passo para operar máquinas é conhecê-las. Você deve saber como manusear aquela ferramenta da maneira correta, para qual uso específico ela foi projetada e todos os equipamentos de segurança que você deve usar para não se expor a riscos desnecessários.

É normal que surjam dúvidas, principalmente quando você está diante de máquinas com as quais nunca lidou, então preparamos um checklist com 6 coisas que você precisa saber para guiar seus primeiros passos e garantir que você desempenhe seu trabalho em segurança.

Ah! E se ficar inseguro sobre algum ponto durante a operação, é fundamental consultar o Manual de Utilização. Lá, você vai encontrar detalhadamente tudo que é necessário para se manter protegido durante a atividade.

 

As máquinas evoluíram e sua segurança não pode ficar para trás!

A maioria das nossas ferramentas de trabalho mudou muito com o passar dos séculos, isto todos nós sabemos. As máquinas de hoje em dia, embora possam até usar os mesmos princípios da Antiguidade, se adaptaram aos novos tempos e contam com o que há de mais avançado em termos técnicos. É o caso do esmeril, um dos instrumentos mais comuns e úteis que encontramos no ramo industrial.

O homem da Antiguidade também afiava suas ferramentas roçando-as contra uma pedra, mas sem nenhum vestígio da máxima tecnologia que o esmeril nos oferece. Porém, lembre-se: nem toda a tecnologia do mundo é capaz de te proteger se você não tomar certas medidas preventivas durante a operação.

Conheça todos os cuidados e os EPIs que você não pode abrir mão na hora de operar um esmeril, uma prensa industrial ou uma furadeira de metal! Acesse o nosso blog no dia 11 e confira.

 

Você conhece os inúmeros riscos de máquinas simples?

No dia 16, você vai descobrir quais são as principais ferramentas responsáveis por acidentes de trabalho. Elas parecem inofensivas num primeiro momento, mas podem causar graves acidentes se manipuladas de maneira errada.

Você pode achar que não tem mistério para manusear um martelo, uma chave de fenda ou chave de boca, mas vai se surpreender quando conferir nosso passo a passo para operar cada uma dessas ferramentas. Talvez você esteja fazendo isso errado a vida toda e nem sequer se deu conta!

E, nesse caso, é muito possível que suas mãos e sua visão estejam dando muita sorte até agora. A maioria dos acidentes com essas máquinas ocorrem nos membros superiores ou através de partículas que escapam e atingem seus olhos. Faça do jeito correto e fique protegido contra lesões que poderiam levar você até a perder a visão.

 

Esperamos que a nossa quinzena especial de Prevenção de Acidentes com Máquinas traga consciência a respeito dos perigos de operar ferramentas!

A missão da DuPont é garantir a sua proteção e, quanto mais conhecimento você adquire, mais preparado você está para enfrentar os riscos do dia a dia.

Posts relacionados:

Dia a Dia

Acidentes de Trabalho Mais Comuns

Entender os acidentes de trabalho mais comuns é fundamental para poder preveni-los. Afinal, não tem defesa melhor que a informação. A cada ano, cerca de 700 mil acidentes de trabalho são registrados no Brasil, sem contar os casos que acabam sem notificação oficial. Acidentes de trabalho mais comuns no Brasil Lideram o ranking de acidentes […]

Leia mais
Leis

CIPA – O que é e qual é o objetivo dela?

Pauta praticamente obrigatória de todo começo de ano, com certeza a CIPA já foi assunto entre um café e outro aí na sua empresa, não é mesmo? Como a criação dessa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é obrigatória, segundo a NR-05, achamos que seria legal relembrar o tema e, quem sabe, inspirar os movimentos […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.