Dicas

6 coisas que você precisa saber antes de operar qualquer máquina

Operar uma máquina de forma incorreta ou sem a proteção necessária é um ato extremamente perigoso que pode resultar em acidentes graves.

Além das inspeções de segurança periódicas, que são feitas devido ao desgaste natural do equipamento, é fundamental que o próprio colaborador reserve um tempo para verificar suas ferramentas, sejam elas manuais ou elétricas, antes de começar a utilizá-las. Clique aqui e conheça outras inspeções de segurança que devem ser realizadas para identificar possíveis agentes de acidentes.

Lembre-se: nunca menospreze a importância de uma inspeção de rotina! Nesse caso, garantir sua própria segurança só depende de você.

 

Vou operar uma máquina, por onde devo começar?

Saber o que você está fazendo é um excelente primeiro passo! Isto quer dizer conhecer a finalidade de cada ferramenta e usá-la de maneira correta. A utilização errada pode fazer com que a máquina se quebre ou até mesmo resultar em ferimentos.

Você sabe por que os cuidados devem ser ainda maiores quando manuseamos ferramentas elétricas? Clique e descubra!

 

Só há um jeito correto de utilizar uma máquina: da maneira como ela foi projetada.

E se você não sabe qual jeito é esse, não tente adivinhar: verifique o Manual de Utilização. Há certos procedimentos padrões, por exemplo: proceder o corte no sentido contrário a você. Tudo isso e um pouco mais certamente está descrito com detalhes no Manual.

Afinal, ele foi escrito para garantir sua segurança e deve ser consultado exatamente por essa razão.

 

A máquina está preparada, mas… e você?

Sempre use o equipamento apropriado para o trabalho que estiver desempenhando:

  •         Vai lixar ou martelar? Use seus óculos de segurança!
  •         Serra elétrica? Conte com a proteção das máscaras DuPont™ para evitar inalação de poeira.
  •         Máquina em ambientes fechados? Não esqueça o protetor auricular!
  •         Objetos cortantes? Tenha em mão suas luvas Kevlar®!
  •         Há riscos químicos ou biológicos? Não abra mão da qualidade e tecnologia Tyvek®.

 

Atenção: para que todos os colaboradores possam trabalhar em segurança, é fundamental que o estoque de EPIS esteja em dia! Clique aqui e saiba como garantir esse controle.

 

Mãos à obra! Depois de se comprometer a cumprir esses 6 passos, você pode começar a operar a máquina

Faça esse checklist antes de manusear suas ferramentas e trabalhe com muito mais segurança:

Para conhecer melhor os EPIs indicados para cada máquina e atividade específica, visite o SafeSPEC® e conte com a DuPont nessa missão.

Posts relacionados:

máquinas
Dicas

Perigos ocultos das máquinas: você sabe como ficar longe deles?

Todo profissional de Segurança do Trabalho sabe a importância de realizar inspeções de rotina nas máquinas antes de utilizá-las, assim minimizamos consideravelmente as chances de acidentes, já que podemos identificar possíveis riscos e imediatamente relatá-los. Mas, além das inspeções de segurança, há alguns pontos que devemos atentar ao operar certas máquinas, sejam elas de pequeno […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.