Dicas

Você ainda manuseia ferramentas como um homem das cavernas? Clique e descubra

A maioria das nossas ferramentas de trabalho mudou muito desde a Antiguidade. Além disso, hoje contamos com o que há de mais avançado em EPIs, o que nos possibilita executar diversas atividades em segurança.

Você imagina, no tempo das cavernas, um homem usando um macacão que o protegesse de riscos biológicos quando saísse para caçar? Ainda não existia Tyvek® nem toda gama de equipamentos que conhecemos agora.

Confira tudo que hoje está completamente ao seu dispor para prevenção de acidentes e saiba como lidar com máquinas que exigem cuidados específicos, como esmeril, prensa e furadeira para metal. Clique aqui e descubra por que a atenção deve ser redobrada com ferramentas elétricas.

As ferramentas evoluíram, e você?

O homem da Antiguidade afiava suas ferramentas de caça roçando-as contra uma pedra. Esse não é, afinal, o mesmo princípio do esmeril, um dos instrumentos mais comuns e úteis que possuímos no ramo industrial?

Sim! A diferença – e a nossa sorte! – é que hoje em dia podemos aplicar esses princípios primitivos com muito mais tecnologia e operar essas ferramentas sem correr riscos.

Confira dicas para manusear um esmeril:

– Nunca esqueça seus óculos de proteção! Cinco em dez ferimentos atingem os olhos. Clique aqui e saiba como garantir o controle do estoque e nunca deixar esse EPI faltar.

– Não opere esmeris que não estejam montados em flanges apropriados.

– Nunca use um esmeril defeituoso! Antes de montá-lo, inspecione-o cuidadosamente buscando trincas ou marcas que indiquem danos.

– Faça o teste de circularidade. Teste a pedra tocando-a com um martelo de madeira ou cabo de uma chave de fenda. Certifique-se que a pedra não está quebrada e se ela é do tamanho correto. 

 

Prensa e furadeira de metal: cuidados específicos para operar essas ferramentas

– Nunca segure a peça manualmente enquanto perfura.

– Não use roupas folgadas, luvas ou cordões: eles podem ser presos por peças rotativas. 

– Não opere as furadeiras com velocidades maiores do que as especificações do fabricante.

– Use apenas ferramentas adequadamente afiadas. Verifique se os soquetes e encaixes estão em boas condições.

 

Conte sempre com a DuPont para desenvolver seus conhecimentos técnicos e visite o SafeSPEC® para descobrir o EPI adequado para sua atividade.

Posts relacionados:

Dicas

16 Dicas de segurança no manuseio de ferramentas elétricas

No ambiente de trabalho, é superimportante que todos estejam protegidos sempre, mas quando falamos da utilização de ferramentas elétricas, os cuidados devem ser dobrados. Esses objetos podem oferecer riscos muito sérios quando manuseados de forma incorreta e/ou sem a proteção adequada. Por isso, separamos 16 dicas para garantir a sua proteção ao utilizar as ferramentas […]

Leia mais
máquina
Dicas

6 coisas que você precisa saber antes de operar qualquer máquina

Operar uma máquina de forma incorreta ou sem a proteção necessária é um ato extremamente perigoso que pode resultar em acidentes graves. Além das inspeções de segurança periódicas, que são feitas devido ao desgaste natural do equipamento, é fundamental que o próprio colaborador reserve um tempo para verificar suas ferramentas, sejam elas manuais ou elétricas, […]

Leia mais
máquinas
Dicas

Perigos ocultos das máquinas: você sabe como ficar longe deles?

Todo profissional de Segurança do Trabalho sabe a importância de realizar inspeções de rotina nas máquinas antes de utilizá-las, assim minimizamos consideravelmente as chances de acidentes, já que podemos identificar possíveis riscos e imediatamente relatá-los. Mas, além das inspeções de segurança, há alguns pontos que devemos atentar ao operar certas máquinas, sejam elas de pequeno […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.