Dia a Dia

Ferramentas simples que geram riscos imensos: você sabe quais são elas?

Muitas ferramentas comumente utilizadas na indústria não recebem tanta atenção quanto deveriam. Estamos tão habituados a usá-las para realizar atividades cotidianas que muitas vezes não nos atentamos aos perigos que estamos expostos.

Conheça as principais responsáveis por acidentes de trabalho, que parecem inofensivas num primeiro momento, mas podem causar graves acidentes se manipuladas de maneira errada.

Martelos são ferramentas tão elementares quanto os cuidados que exigem!

Embora o martelo provavelmente tenha sido uma das primeiras ferramentas que aprendemos a usar, isto não foi o suficiente para absorvemos a lição. A maioria dos acidentes incluem lesões nas mãos e fragmentos nos olhos, portanto adquirir mais consciência em relação à segurança tem um grande papel na prevenção:

Verifique as condições do cabo, buscando trincas ou outros defeitos.

Utilize o martelo certo para o trabalho que está fazendo.

Use seus óculos de proteção, principalmente se há risco de partículas atingirem sua visão. 

– Como todas as ferramentas, mantenha-as protegidas quando não estiverem sendo usadas. Um martelo deixado no chão pode fazer alguém tropeçar.

Chaves de fenda podem ser ferramentas muito mais perigosas do que parecem!

Certamente, elas são uma das ferramentas mais usadas de maneira incorreta. Embora se apresentem numa ampla variedade de formas e tamanhos, as chaves de fenda se destinam a um único uso: apertar e afrouxar parafusos. Infelizmente, profissionais despreparados acabam por usá-las como alavanca, raspador e até como martelo!

Selecionamos dicas para você manusear essas ferramentas como deve:

Use a chave de fenda do tamanho certo para o parafuso.

Selecione ferramentas com lâminas suficientemente grossas para se encaixarem corretamente na fenda do parafuso.

– Para apertar um parafuso, primeiro faça um furo piloto na superfície do material que você for prender.

Não exponha as ferramentas ao calor excessivo.

– Não esqueça seus óculos de proteção e luvas Kevlar® para evitar ferimentos. Certifique-se de que esses equipamentos nunca faltem no estoque, clique aqui e saiba como ter esse controle.

 Chaves de boca: você conhece os danos que essas ferramentas podem causar?

Indispensáveis e insubstituíveis em quase todas as indústrias, as chaves de boca podem causar desde lesões simples às mais complicadas.

Veja como ficar longe delas:

– Não use ferramentas muito grandes. Elas podem escapar e causar um estrago!

– Não coloque um pedaço de cano no cabo para aumentar a força. A chave não foi projetada para suportar esse esforço.

– Não bata na chave com um martelo.

– Nunca use as chaves com as mãos sujas de óleo.

Confira nosso checklist para manipular essas ferramentas em segurança:

 Lembre-se: ao usar certos instrumentos, você deve se preocupar não apenas com sua própria segurança, mas também com a daqueles que estiverem à sua volta.

 Acesse o SafeSPEC® para escolher o EPI adequado de acordo com o seu trabalho e clique aqui para conhecer todas as inspeções de segurança que devem ser realizadas regularmente.

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.