Dia a Dia

Primeiros socorros: aprenda e salve vidas!

Escolher um EPI de qualidade é garantir que cada trabalhador está sim, muito seguro no dia a dia. Entretanto, quando falamos dos inúmeros perigos térmicos, químicos ou de corte e abrasão que cada equipe passa em sua rotina, acidentes podem acontecer. E, nesses momentos, aprender a realizar os primeiros socorros corretamente enquanto uma ajuda especializada não chega é, literalmente, o fator decisório para salvar vidas.

 Mas afinal, você sabe como agir caso algo dê errado? Existe algum tipo de procedimento de primeiros socorros que pode ser usado em todas as ocasiões enquanto a ambulância não chega no local?

 Foi pensando na sua segurança e na da equipe que criamos uma série de postagens aqui no Blog Falando de Proteção sobre os cuidados mais importantes na hora de executar os primeiros socorros. Continue a leitura com muita atenção, consulte esses textos sempre que quiser e esteja preparado para qualquer ocasião de acidente.

 O que são os primeiros socorros?

Como o próprio nome já diz, eles são a intervenção mais rápida e primária que deve ser feita ao acidentado. Se realizada corretamente, pode evitar o agravamento da situação e ser decisiva para a recuperação do trabalhador.

Existe algum tipo de primeiros socorros que serve para todos os perigos?

Infelizmente, não existe uma atitude geral, que deva ser tomada em todas as ocasiões e, justamente por isso, é tão importante ter em mente os diversos tipos de socorros. Antes de realizar qualquer procedimento, entretanto, é necessário se manter calmo e, caso não se sinta capaz de fazê-lo, pedir auxílio para outras pessoas que estejam no local e contribuir, por exemplo, ligando para a emergência.

Como proceder em caso de queimaduras?

Queimaduras podem ser causadas por diversos fatores como térmicos, químicos ou elétricos. Em todos os casos, é muito importante entender o grau de periculosidade da lesão da pele. Quanto maior a bolha, por exemplo, mais rápido e delicadamente é preciso agir.

O que fazer em caso de corte ou perfuração?

Um dos acidentes mais comuns dos trabalhadores acontece nas mãos. Além de cuidar dessa ferramenta de trabalho tão importante oferecendo EPIs de qualidade, é preciso agir rápido nos primeiros socorros, caso algum problema aconteça.

Partículas químicas e seus males

Partículas tóxicas de laboratórios e salas limpas podem ser invisíveis aos olhos, mas tem o poder de causar danos desastrosos. A boa notícia é que, com uma simples mudança de hábitos, atrelada ao uso de equipamentos de proteção adequados pelos trabalhadores, é possível driblar essa preocupação. 

Os perigos dos choques elétricos

O acidente causado por choque elétrico pode causar danos em várias funções vitais do nosso organismo e órgãos e pode ameaçar gravemente a vida do trabalhador, ainda que os ferimentos não pareçam fatais. Para perigos assim, é preciso entender os sintomas e agir de forma certeira para garantir que os danos não se agravem. 

 Mais que trazer tecnologias únicas em que o trabalhador se sinta seguro, a informação é uma excelente ferramenta de segurança e a nossa forma de garantir o melhor tratamento possível para cada tipo de incidente. Acesse o site da DuPont e veja tudo o que você precisa saber sobre os equipamentos de proteção e continue presente no nosso Blog para estar cada vez mais preparado nos primeiros socorros.

Posts relacionados:

Dicas

Queimaduras térmicas: saiba o que fazer no caso de perigo

Queimaduras são feridas traumáticas causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou até mesmo radioativos. Estes traumas destroem a pele de forma parcial ou total, podendo atingir músculos, tendões e ossos. Há uma série de fontes de calor que provocam queimaduras térmicas, desde altas temperaturas até as mais baixas.   Causas de queimaduras térmicas Os principais […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.