Dicas

Corte e perfuração. Aconteceu, e agora?

Não há como negar: acidentes podem acontecer. E o corte e perfuração das mãos é o mais comum deles. A DuPont sempre trabalha ao máximo para trazer segurança para os trabalhadores, desde o desenvolvimento de tecnologias exclusivas e equipamentos de proteção de qualidade e até informações realmente relevantes para manter o setor bem informado.

Mas caso aconteça algum acidente com o trabalhador, você sabe reagir? Quais são os procedimentos no caso de corte e perfuração? Continue a leitura e entenda o que fazer para socorrer alguém nessa situação.

Escolha luvas de tecnologia DuPont ™  Kevlar® para reduzir ainda mais o risco de acidentes com as mãos

Corte ou perfuração envolve uma ruptura do tecido e causa ferimentos de grande porte. Elas são divididas em diversos tipos, e as mais comuns são a abrasão – quando há raspagem da camada exterior da pele –, a incisão – corte causado por ferramenta afiada – e a dilaceração – ferimento onde acontece o rasgo do tecido, ocasionado por ferramentas ou maquinarias.

Usar o EPI correto e que evite acidentes é essencial. Aprendendo a higienizar suas luvas corretamente, você pode evitar acidentes. Saiba mais sobre esse tema clicando aqui.

Caso precise ajudar alguém que sofreu corte e perfuração graves, chame a ambulância e aja imediatamente:

  1. Antes de encostar no ferimento, lave muito bem as mãos para evitar infecções.
  2. Se houver perfuração por meio de algum objeto, jamais puxe-o. Nesse caso mantenha-o estabilizado até chegar ajuda especializada.
  3. Em caso de corte, aplique uma pressão delicada para estancar o sangramento. Você pode fazer isso com um pano limpo.
  4. Depois que o sangramento parou, limpe o machucado enxaguando-o com água potável por, aproximadamente, cinco minutos.
  5. Você também pode desinfetar o ferimento para reduzir as chances de infecção caso tenha um antisséptico tópico ao seu alcance.
  6. Para feridas maiores, cubra com um tecido ou gaze e fixe-o com fitas adesivas até o socorro chegar
  7. Relate exatamente como aconteceu o acidente ao socorrista: todo detalhe pode ser importante para cuidar do acidentado.

Mais que aprender a reagir a esse cenário, estamos aqui para ajudar a evita-lo. Por isso, trabalhe sempre com a certeza de que você está oferecendo a melhor opção de segurança para os trabalhadores. No site SafeSPEC, você encontra os melhores EPIs do mercado para manter a equipe sempre segura e protegida deste perigo.

Posts relacionados:

EPIs Leis

Corte x Abrasão. Será que te contaram tudo que você precisa saber?

No mercado de produtos para a segurança do trabalhador, é muito comum nos depararmos com um EPI que promete proteger contra “corte e abrasão”. A indústria e o marketing tendem a colocar essas características protetivas sempre interligadas e, muitas vezes, como sinônimos. Mas, afinal, quando o assunto é proteção das mãos, existem diferenças significativas entre […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.