Choque elétrico: você está pronto para salvar uma vida?
Quem trabalha dentro do setor de eletricidade precisa enfrentar diariamente diversos riscos: de perigos como queimaduras e calor até o temido choque elétrico. Estar equipado com o EPI adequado é essencial para tornar essa tarefa segura, mas eventuais problemas podem acontecer. Nesses momentos, ter as informações necessárias e aprender a reagir é essencial.
É por isso que o Falando de Proteção criou uma lista com tudo o que você precisa saber em caso de choque elétrico e como socorrer alguém que sofreu este tipo de acidente.
Entenda o que acontece com o corpo humano depois de um choque elétrico e a melhor forma de preveni-lo aqui.
O que é?
O choque elétrico é que um estado depressivo de várias funções vitais do nosso organismo que pode ameaçar a vida mesmo quando os ferimentos visíveis não parecem fatais.
Como ele acontece?
Através de alterações anormais na temperatura do corpo, que apresenta uma baixa resistência ao estresse elétrico.
Quais são os sintomas?
Sabemos que o colaborador realmente passou por choque elétrico se apresentar:
- Pele pálida e fria;
- Pele com aspecto manchado;
- Pele úmida e fria;
- Fraqueza;
- Pulsação acelerada;
- Respiração rápida;
- Falta de ar;
- Vômito.
Como reagir nesses casos?
- Melhore a circulação da pessoa que sofreu o acidente e procure por um suprimento adequado de oxigênio para manter a temperatura normal do organismo;
- Ainda que o trabalhador sinta frio, nunca o mantenha aquecido. Elevar a temperatura da superfície corporal é extremamente prejudicial nesses casos;
- Mantenha a vítima deitada para facilitar a circulação do sangue
- Em caso de ferimentos na cabeça, ela também deve ser mantida deitada e com os ombros para cima e a cabeça jamais deve estar mais baixa que o restante do corpo
- Se o colaborador teve ferimentos faciais severos ou está inconsciente, deve ser deitado de lado. Isso permite que seus fluídos possam drenas e suas vias aéreas fiquem desobstruídas.
- Líquidos não devem ser dados alguém que:
– Tenha vômito;
– Tenha convulsões;
– Possa precisar de cirurgia ou anestesia geral;
– Tenha ferimentos abdominais ou cerebrais.
Choques elétricos podem causar queimaduras severas. Clicando aqui você entende como reagir caso isso aconteça.
Agora que você já sabe o que fazer nesses casos, não deixe de conferir o site SafeSPEC e escolher o melhor EPI para sua equipe para evitar que este tipo de acidente aconteça. Uma equipe bem instruída e com o EPI correto é uma equipe pronta para voltar para casa em segurança.