Dicas

Queimadura: descubra como socorrer quem sofreu este acidente

Estar na linha de frente da produção pode ser empolgante e desafiador, mas também oferece muitos riscos, e a queimadura é um deles. Para preveni-la, é importante investir nos EPIs corretos, e mais que isso: estar realmente preparado caso algum imprevisto aconteça. Mas antes de aprender o que fazer, vamos entender mais sobre esse tipo de perigo.

O que é?

Queimadura é uma lesão provocada pelo contato direto da pele em com uma fonte quente ou fria. Ela também pode acontecer por produtos, químicos, radiação, animais ou plantas e corrente elétrica.

Elas podem ser classificadas como térmica, química ou elétrica. Mas o que define o nível de periculosidade, na verdade, é o seu grau de intensidade. Cada uma delas merece um cuidado específico e diferenciado.

 DuPont™ Nomex® é extremamente seguro, além de confortável, para lidar com perigos térmicos e elétricos. Neste link, você entende melhor sobre os tipos de queimaduras e como evita-las.

Aprenda como agir em cada ocasião:

 Queimadura de 1° grau: área superficial

  1. Coloque a área debaixo da água fria por, no mínimo, 15 minutos;
  2. Mantenha um pano limpo, frio e úmido durante 24h;
  3. Jamais aplique óleo ou manteiga;
  4. Se possível, passe pomada específica para essa lesão.

 Queimadura de 2° grau: camada intermediária

  1. Coloque a área debaixo da água fria por, no mínimo, 15 minutos;
  2. Com muito cuidado, lave-a com água fria e sabão neutro, sem esfregar;
  3. Cubra-a com uma gaze molhada ou com bastante vaselina;
  4. Jamais fure as bolhas, isso aumenta o risco de infecção;
  5. Em caso de bolhas grandes, procure ajuda imediata.

 Queimadura de 3° grau: grave, que gera risco de vida e deixa cicatrizes

  1. Chame o socorro imediatamente;
  2. Submeta a região ao soro fisiológico ou água por 10 minutos;
  3. Coloque, muito cuidadosamente, uma gaze esterilizada umedecida em soro fisiológico ou um pano limpo;
  4. Caso a região seja muito grande, enrole um lençol limpo umedecido em soro fisiológico e que não solte pelos até a ajuda chegar;
  5. Em hipótese nenhuma passe algum outro produto.

 * Independentemente do grau da queimadura, não tente retirar roupa ou objetos grudados.

 Clicando aqui, você entende mais sobre queimaduras ocasionadas em cozinhas industriais. Já aqui, temos uma matéria especial explicando sobre a importância da proteção térmica para corredores de Fórmula 1.

Mantenha-se sempre vigilante e preparado! Continue lendo o Falando de Proteção para se manter atualizado sobre os principais perigos da indústria e acesse o site SafeSPEC para ficar por dentro dos melhores equipamentos para proteger sua equipe.

Posts relacionados:

Dicas

Queimaduras elétricas: aprenda a como reagir se o funcionário se machucar

Por maior que seja a nossa preocupação e zelo com a saúde e segurança dos funcionários, infelizmente, acidentes podem acontecer. É por isso que precisamos ficar extremamente atentos e sempre prontos para reagir da melhor maneira possível. E no caso das queimaduras elétricas, não é diferente. Mas antes de tudo, é importante entender quais são […]

Leia mais
Dicas

Queimaduras térmicas: saiba o que fazer no caso de perigo

Queimaduras são feridas traumáticas causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou até mesmo radioativos. Estes traumas destroem a pele de forma parcial ou total, podendo atingir músculos, tendões e ossos. Há uma série de fontes de calor que provocam queimaduras térmicas, desde altas temperaturas até as mais baixas.   Causas de queimaduras térmicas Os principais […]

Leia mais
choque
Dicas

Choque elétrico: você está pronto para salvar uma vida?

Quem trabalha dentro do setor de eletricidade precisa enfrentar diariamente diversos riscos: de perigos como queimaduras e calor até o temido choque elétrico. Estar equipado com o EPI adequado é essencial para tornar essa tarefa segura, mas eventuais problemas podem acontecer. Nesses momentos, ter as informações necessárias e aprender a reagir é essencial. É por […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.