Segurança nos frigoríficos, você já sabe o que fazer?
Ambientes frios são sempre mais complexos de se manter seguros. Em frigoríficos ou abatedouros, além da temperatura, também lidamos com objetos cortantes, a amônia, ruídos e é claro, pessoas. Como manter então tudo isso em ordem? Um bom começo seria começar com a leitura integral da NR-36, que determina as melhores práticas de segurança para esses ambientes.
Mas será que isso é o suficiente? Nós achamos que não. Definir as determinações para cada tipo de ambiente é menos do que devemos fazer para garantir sua segurança. Monitorar e fiscalizar constantemente é essencial.
Então, nos próximos 15 dias, publicaremos 3 artigos tratando destes principais pontos para a segurança em frigoríficos e te deixar atualizado em todas as melhores práticas, identificação de riscos e maneiras de prevenir e proteger a sua equipe.
Amônia é papo sério
Como vocês irão saber mais no dia 08 de abril, aqui no blog Falando de Proteção, o líquido de resfriamento utilizado em câmaras frias é a amônia. O contato com este produto químico pode trazer consequências gravíssimas para aqueles que são expostos, desde ânsias de vómito e dores fortes de cabeça, até a morte.
Traremos também as principais maneiras de se prevenir contra o contágio e se manter bem distante de um hospital. Mas não se preocupe, depois de ter acesso a essas informações, evitar o perigo e manter sua equipe segura, não dará mais trabalho do que o necessário.
A DuPont preza muito pela segurança e integridade dos trabalhadores. Com DuPont™Tyvek® você fica mais seguro e confortável e não precisa se preocupar a cada segundo no trabalho.
Proteção em frigoríficos: o que usar, o que fazer?
As vezes precisamos estar preparados para o que não queremos que aconteça. É a vida. Mas quando pensamos que o que não queremos que aconteça não irá acontecer, é fácil deixar de se preparar adequadamente. Aconselhamos categoricamente seguir as melhores práticas de proteção e segurança.
No dia 13 de abril, iremos trazer mais para perto o mundo dos EPIs em um frigorífico e os problemas mais recorrentes quem vêm da má utilização de EPIs ou a utilização de maus EPIs (acontece)
E já que estamos falando sobre maus EPIs, você pode saber um pouco mais sobre isso aqui: Não se deixe enganar: aprenda a reconhecer um DuPont™ Tyvek® verdadeiro e garanta a segurança da equipe!
É claro que uma vez que o EPI certo esteja a sua disposição, seguir todas as medidas preventivas é condição primordial para que sua segurança e a dos demais esteja garantida.
E mais informações sobre todas as precauções que você deve tomar serão mostrados em nossa postagem seguinte:
A famosa NR-36
As famosas normas regulamentadoras e o resultado maravilhoso que trazem para os ambientes de trabalho.
Com a NR-36 não é diferente. No dia 15 de abril montamos um apanhado geral desta norma que te economizará bastante tempo. As informações estão dispostas para que você saiba a melhor maneira de aproximar sua equipe e instruí-los sobre como lidar em situações de risco, muito comuns neste trabalho.
Além dos principais riscos estarem descritos de forma concisa e organizada, você pode verificar na íntegra as informações, diretamente pelo documento oficial da norma(disponível na postagem) e poderá comparar com os métodos de prevenção que contamos nos outros posts desta quinzena.
A responsabilidade é de todos!
É claro que um profissional capacitado para tomar as melhores decisões de segurança é imprescindível em um ambiente perigoso como um frigorífico, mas a segurança, fazemos todos!
Não esqueça de estar atento a novos elementos que podem ser inseridos em seu local de trabalho, de orientar sua equipe para as principais práticas diárias e sobre o manuseio correto de produtos químicos, que você, inclusive, pode ver um pouco mais por aqui: 6 truques para administrar produtos químicos com segurança.
Acesse o site da DuPont e encontre o equipamento perfeito para o seu trabalho! Também não deixe de acompanhe a nossa quinzena especial no Falando de Proteção para evitar acidentes em câmaras frias, preservar vidas e fazer a diferença como profissional de Segurança do Trabalho.