Destaque

Amônia: aliado ou inimigo? Conheça 5 maneiras de se precaver

A Amônia (NH3) é um gás —tóxico para seres humanos e animais—de elevado calor de vaporização e temperatura crítica, uma de suas principais atuações é no ciclo de refrigeração de frigoríficos e câmaras frias no geral.

Por mais que a Amônia tenha suas aplicações práticas em muitas áreas importantes, o seu manejo deve ser feito com muito cuidado. A amônia é intoxicante para nós e pode causar dores de cabeça, náuseas, falta de ar e até mesmo a morte.

Isso não quer dizer que você não possa estar seguro em seu ambiente de trabalho, e para assegurar que você esteja bem informado e protegido, trouxemos 5 precauções que você deve tomar para mitigar os riscos:

  1. Obtenha Instruções antes do uso

Procure saber mais sobre as instruções técnicas sobre o manejo das instalações e o trato com a amônia. Todos sabemos de seu perigo, mas saber exatamente que tipo de material reage com ela, suas temperaturas de fusão e etc, fará a diferença.

Quer saber mais como administrar produtos químicos? Clique e leia agora.

   2.  Atente-se às normas de segurança do local

Não deixe de verificar qualquer contraindicação específica do ambiente onde você manuseia a amônia, como: indicadores de temperatura, outros agentes inflamáveis e etc.

   3. Descarte

Não faça nenhum tipo de liberação da amônia que possa acabar em qualquer lugar que não o específico para este descarte.

O manual de descarte de produtos químicos pode ser visto clicando aqui!

    4.  Fiscalize e aprenda

Assim como é importante tomar as medidas de segurança necessárias para qualquer ambiente perigoso, voltar e verificar se as normas estão sendo cumpridas é uma das maneiras mais eficazes de evitar acidentes.

   5. Use SEMPRE o equipamento de proteção pessoal adequado

Por último, mas não menos importante, certifique-se de possuir o equipamento adequado para o manuseio da amônia. Infelizmente não há uma maneira fácil de identificar estes EPIs, pois nem todas as roupas de proteção química contra gases e vapores oferecem proteção efetiva e TOTAL contra a amônia.

Caso você queira se aprofundar mais sobre os temas tratados hoje e saber mais sobre os efeitos da amônia, você pode clicar aqui.

Por isso as roupas de proteção DuPont™Tyvek®, por exemplo, contam com uma camada de proteção única confeccionadas em finas fibras que se entrelaçam como um emaranhado de teias de aranha, trazendo proteção total contra amônia e outros componentes químicos.

Agora que você já sabe o que fazer e o que evitar ao tratar com amônia, envie este artigo para conscientizar o ambiente de trabalho. Continue de olho aqui no blog para se manter sempre atualizado e seguro!

Posts relacionados:

Destaque

Riscos Químicos: saiba mais!

O dia a dia dos trabalhadores é repleto de situações muitas vezes perigosas, e que oferecerem diversos tipos de riscos de acidentes, riscos ergonômicos, biológicos, e muitos outros. Entre os mais perigosos estão os riscos químicos, que envolvem a probabilidade de sofrer um acidente ou problemas de saúde devido a exposição e a manipulação de produtos químicos […]

Leia mais
Amônia
Dia a Dia

Os riscos da amônia para o trabalhador brasileiro

Texto escrito por Priscila Akiti Milhares de trabalhadores brasileiros lidam diariamente com a amônia e podem estar correndo riscos reais de exposição a essa substância tóxica, por conta da falta de informações mais precisas sobre normas e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados. O composto químico é capaz de causar danos graves aos pulmões e […]

Leia mais
Produtos Químicos
Dicas

Produtos químicos: Como armazenar?

Descubra os produtos químicos não compatíveis, normas exigidas na construção do almoxarifado e como manter a organização do laboratório. A pergunta mais importante na montagem de um laboratório é: “Onde posso estocar os produtos químicos?” A resposta correta é no almoxarifado. O laboratório, de pesquisa ou de ensino, não deve ser utilizado para estocagem de […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.