EPIs

Tudo o que não te contaram sobre EPIs em frigoríficos

Quando falamos sobre o uso de luvas em frigoríficos, é fácil pensar logo em luvas de malha de ferro e outros modelos que protegem contra corte e abrasão. Entretanto, o universo de proteção para ambientes frios é imenso e complexo e envolve todo o tipo de EPI. Então se você não tem muita familiaridade com o trabalho num frigorífico e como prevenir acidentes, este post é para você

Primeiro, é importante conhecer os riscos do trabalho num frigorífico. Listamos alguns dos problemas mais recorrentes e que são ocasionados, majoritariamente, por má escolha de EPIs:

  • Acidentes por corte ou perfuração devido o uso de serras e facas
  • Doenças causadas pelo frio ocupacional, que podem ser desde hipóxia até dormência no corpo
  • Infecções causadas por agentes químicos, como a amônia, que pode causar vómito, dores fortes de cabeça e até a morte;

Você pode saber mais sobre a escolha de luvas aqui.

Os riscos devem ser identificados, mas também é necessário verificar todas as determinações da NR-36 para entende-los completamente. Estar preparado fará a diferença.

E falando em estar preparado, também é vital saber como combate-los. Os EPIs sugeridos contra estes riscos são:

  • Protetores auriculares e óculos de segurança;
  • Proteção para a parte superior do corpo;
  • Membros superiores e inferiores, como luvas, mangotes e botas específicos para proteção contra cortes, frio extremo e agentes químicos;
  • Proteção de corpo todo protegendo contra o frio;

Apesar de nossas experiências com o frio serem limitadas a viagens para regiões mais ao sul ou Europa, o frio extremo é uma realidade de muitos trabalhadores. Segundo a Revista Cipa, 54 acidentes são registrados por dia em frigoríficos no Brasil . O que acentua a importância de saber escolher corretamente seus EPIs para proteger sua equipe.

O macacão de proteção DuPont™ Tyvek® é capaz de construir uma barreira sólida e resistente contra a amônia, sem contar a sua vestimenta de fina camada, construída a partir da tecnologia de entrelaçamento de fios, garantindo máxima proteção e conforto para o trabalhador.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os riscos ocupacionais que um frigorífico pode acarretar à sua equipe e como evita-los, que tal aprender um pouco mais sobre Luvas de proteção? Veja nosso post clicando aqui: Tudo que você precisa saber sobre proteção térmica antes de escolher luvas.

Fique ligado em nosso blog, Falando de Proteção, e continue informado com as melhores dicas e práticas de segurança no trabalho.

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.