Dia a Dia

PGR: descubra como essas 3 letras podem salvar sua vida

Você sabe o que é PGR? O Programa de Gerenciamento de Riscos é um conjunto de documentos que une todas as ações e procedimentos para evitar acidentes dentro de um ambiente de trabalho.

 Como implementar o PGR na sua empresa?

Muitos empregadores podem ficar um pouco perdidos em como começar. A nossa dica é que o PGR fique sob responsabilidade de equipes de Segurança do Trabalho.

Além disso, há dois pontos que nunca devemos abrir mão: o PGR deverá contar com, ao menos, um Inventário de Riscos e um Plano de Ação, o que nos leva à próxima pergunta.

Por que a Análise de Riscos é essencial para o PGR?

O Inventário de Riscos e o Plano de Ação para Controle de Riscos são os dois documentos principais que farão parte do PGR em qualquer empresa. Vamos entendê-los melhor?

Inventário de Riscos

Após a coleta das avaliações de riscos em um ambiente, todos os dados precisam estar consolidados neste documento:

  •         Caracterização do ambiente de trabalho, dos processos e das atividades;
  •         Quais critérios a empresa usou para avaliar os riscos e tomar decisões;
  •         Como monitorar exposição de agentes ambientes, possíveis acidentes ou outros danos;
  •         Descrição detalhada dos riscos, sempre com a identificação do trabalhador sujeito ao risco, bem como as medidas de controle que a empresa possui;
  •         Estimativa, classificação dos riscos e taxa de gravidade.

 Comece agora: aprenda a fazer um Mapa de Risco completo aqui! 

 Plano de Ação para Controle de Riscos

Chegamos à segunda etapa, onde um documento vai reunir as ações da empresa para cada um dos riscos presentes no inventário. Ou seja, depois de reconhecido o problema, é hora de buscar soluções.

Para estruturar o Plano no PGR, siga os seguintes passos:

  •         Determine um cronograma;
  •         Encontre os profissionais responsáveis;
  •         Defina quais são os recursos necessários para a ação, como, por exemplo, a fiscalização de EPIs;
  •         Estipule maneiras de acompanhar os resultados.

Lembre-se: ocasionalmente, o PGR irá apontar riscos que simplesmente não podem ser eliminados! Neste caso, deve-se aplicar as medidas de controle cabíveis.

 Agora que você já sabe que o PGR significa mais bem-estar e segurança para o trabalhador e menos processos para o empregador, é hora de verificar se a empresa está gerenciando riscos como deveria.

Acompanhe nosso blog e conte sempre com a DuPont para te orientar nesse processo!

Posts relacionados:

Carreira

Aprenda a lidar com gerenciamento de riscos antes que seja tarde demais

O gerenciamento de riscos é uma atitude importantíssima, e muitas vezes até decisiva, no que diz respeito à Segurança do Trabalhador. Afinal, sabemos que a melhor forma de lidar com acidentes é impedir que eles aconteçam. Para evitar um cenário trágico, o primeiro passo é saber como identificar possíveis riscos e, posteriormente, tomar as medidas […]

Leia mais
ferramentas
Dia a Dia

Ferramentas simples que geram riscos imensos: você sabe quais são elas?

Muitas ferramentas comumente utilizadas na indústria não recebem tanta atenção quanto deveriam. Estamos tão habituados a usá-las para realizar atividades cotidianas que muitas vezes não nos atentamos aos perigos que estamos expostos. Conheça as principais responsáveis por acidentes de trabalho, que parecem inofensivas num primeiro momento, mas podem causar graves acidentes se manipuladas de maneira […]

Leia mais
Dia a Dia

Principais Termos de Segurança do Trabalho

Entender os termos de segurança do trabalho e seus significados ajuda a entender melhor alguns conceitos, compreender a linguagem e se comunicar melhor – uma das mais importantes formas de precaução, segundo especialistas. Abaixo, criamos um glossário com os mais utilizados termos de segurança do trabalho, categorizados em ordem alfabética para você encontrar o que deseja […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.