Leis

Desvendando o GRO: saiba tudo sobre essa novidade

O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) entrou em vigor em março de 2021 e, como ele ainda é bem recente, é normal que surjam dúvidas sobre este novo programa. E a DuPont está aqui para esclarecê-las.

A função do GRO é determinar cada uma das diretrizes para que o gerenciamento de riscos ocupacionais seja realizado adequadamente. 

Afinal, proporcionar Segurança do Trabalho aos colaboradores é um dever que não somente evita multas e processos judiciais, como também oferece um ambiente de trabalho seguro, o que favorece a produtividade de todos.

 O GRO é o novo PGR?

No post anterior, explicamos como funciona o Programa de Gerenciamento de Riscos, e agora é normal que muitas pessoas estejam se perguntando: afinal, o GRO chegou para substituir o PGR?

A resposta é: não! O GRO está dentro do PGR, ou seja, ele faz parte do Programa de Gerenciamento de Riscos.

O que muda com a implementação do GRO?

A principal novidade é que o GRO não faz mais parte da NR 38, a Norma Regulamentadora específica do PGR. O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais faz parte da norma completa e inteira, a NR 01.

O GRO possui um método próprio para a identificação e gestão de todos os possíveis riscos encontrados em ambiente ocupacional. Assim, o processo se torna mais simples e menos burocrático, sempre considerando o PGR como instrumento de gestão.

 Qual é o objetivo do GRO?

Ainda que possua uma Norma Regulamentadora única e uma nova nomenclatura, o principal objetivo do GRO é aquilo que já sabemos: prevenção de acidentes do trabalho. Vamos conhecer os principais passos que, segundo o GRO, devem ser adotados para um perfeito gerenciamento:

  •         Diferenciar e identificar riscos e perigos. Os riscos são as possíveis causas de acidentes quanto à exposição a um agente, enquanto o perigo é o próprio agente em si.
  •         Analisar e avaliar cada um. Depois de averiguar a possibilidade de eliminação dos perigos, analise e avalie os riscos. Você pode aprender a fazer um Mapa de Risco completo aqui!
  •         Eliminar e/ou controlar. É hora implementar as medidas tanto no ambiente de trabalho quanto nos colaboradores, como a fiscalização do uso de EPIs.
  •         Monitorar. Mesmo depois de implementadas, é preciso verificar com frequência se as medidas ainda são eficientes.

Acompanhe o nosso blog e fique sempre por dentro das novidades! A missão da DuPont é garantir que o seu conhecimento esteja sempre à frente de todos os riscos e perigos.

Posts relacionados:

máquina
Dicas

6 coisas que você precisa saber antes de operar qualquer máquina

Operar uma máquina de forma incorreta ou sem a proteção necessária é um ato extremamente perigoso que pode resultar em acidentes graves. Além das inspeções de segurança periódicas, que são feitas devido ao desgaste natural do equipamento, é fundamental que o próprio colaborador reserve um tempo para verificar suas ferramentas, sejam elas manuais ou elétricas, […]

Leia mais
Carreira

Aprenda a lidar com gerenciamento de riscos antes que seja tarde demais

O gerenciamento de riscos é uma atitude importantíssima, e muitas vezes até decisiva, no que diz respeito à Segurança do Trabalhador. Afinal, sabemos que a melhor forma de lidar com acidentes é impedir que eles aconteçam. Para evitar um cenário trágico, o primeiro passo é saber como identificar possíveis riscos e, posteriormente, tomar as medidas […]

Leia mais
ferramentas
Dia a Dia

Ferramentas simples que geram riscos imensos: você sabe quais são elas?

Muitas ferramentas comumente utilizadas na indústria não recebem tanta atenção quanto deveriam. Estamos tão habituados a usá-las para realizar atividades cotidianas que muitas vezes não nos atentamos aos perigos que estamos expostos. Conheça as principais responsáveis por acidentes de trabalho, que parecem inofensivas num primeiro momento, mas podem causar graves acidentes se manipuladas de maneira […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.