Mercado

Os ovos de ouro da mineração? Saiba tudo sobre a interoperabilidade

A tecnologia no campo da mineração vem evoluindo a passos largos e, às vezes, se torna trabalhoso acompanhar tudo. E se, durante os últimos meses você não acompanhou todas as mudanças, você não precisa mais se sentir numa caverna. A DuPont está aqui para abordar os principais pontos sobre esse tema e como ele impactará o trabalho na indústria de mineração.

 Os padrões de ferramentas, por exemplo, permitiram com que evoluíssemos nossa capacidade de cooperação internacional. Como é o caso da padronização de parafusos, que possibilita a produção de infinitos equipamentos e uma manutenção que pode ser executada de qualquer lugar do mundo.

E todas as ferramentas necessárias para consertar o seu produto estão em apenas uma caixa de ferramentas.

 Quer se manter seguro em ambientes perigosos na mineração? Conte conosco e clique para saber mais.

O que é a interoperabilidade?

É a capacidade de sistemas e máquinas — normalmente de fabricantes diferentes — de trabalhar conjuntamente através do intercâmbio de informações e funcionalidades entre eles.

Imagine que, a partir de agora, todos os programas que você utiliza em seu computador para trabalhar conheçam os cálculos usuais em mineração e todas as máquinas que você utiliza no dia a dia. E a comunicação entre eles é perfeita. Essa é a interoperabilidade.

Como ela beneficia a mineração?

A padronização de medidas, interfaces e linguagem entre os equipamentos oferece uma gama gigantesca de benefícios:

  • Padronização das informações de todo setor;
  •  Melhora nas práticas de prevenção a acidentes;
  • Criação de um acervo interno que facilite o acesso às informações;

A interoperabilidade permite com que a mineração evolua de maneira inteligente, colaborativa e on-line.

 Como disse o diretor executivo do programa chileno INTEROP (Criação e adoção de padrões internacionais para interoperabilidade de mineração):

“A interoperabilidade na mineração é um viabilizador de inovação e produtividade que possibilita a entrada de novos players no setor. O futuro da mineração inteligente será um cenário em que as máquinas fazem o trabalho, o software adiciona inteligência e o homem o controla.

 Gostou do conteúdo? Fique ligado em nosso blog, Falando de Proteção, para conteúdos exclusivos sobre segurança no trabalho.

A DuPont é o escudo que te protege e possibilita que a equipe fique confiante até nos ambientes mais perigosos! Acesse nosso site para conhecer a proteção que jamais te abandona.

Posts relacionados:

mineração
Dia a Dia

Mineração: você sabe de tudo de segurança do trabalho?

Na área de mineração, uma mina terrestre é um sistema complexo composto por diferentes acessos a lugares onde existem minérios para serem extraídos. Para a realização desta atividade, há uma série de estruturas, pessoas, equipamentos e serviços necessários para que todo o trabalho ocorra sem imprevistos. A área de mineração é grande e complexa, com […]

Leia mais
Ambiente de mineração
Dia a Dia

Faça o teste e descubra se você está suficientemente seguro para entrar numa mina

A fiscalização é fundamental em qualquer ambiente de trabalho para garantir que os profissionais possam desempenhar suas funções em condições ideais. Na mineração, uma das profissões mais perigosas do mundo, este controle é tão importante que pode evitar catástrofes e salvar vidas. Para isso, foram desenvolvidos procedimentos e regras em uma Norma Regulamentadora específica, a […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.