Mercado

Biodiesel: por que ainda não usamos o combustível que vai mudar o mundo?

O biodiesel, entre outros biocombustíveis, já foi considerado a salvação para a descarbonização do mundo. Embora sua aplicação seja benéfica para o meio ambiente e para a economia, alguns detalhes ainda precisam ser ajustados. E para entender um pouco mais dos desafios que essa transição trará, a DuPont reuniu os principais pontos discutidos.

 Como será a transição para o biodiesel?

A transição será através do uso de biodiesel onde antes reinavam os combustíveis fósseis, mas como estas mudanças não podem ser implantadas da noite para o dia, alguns detalhes precisam ser ajustados, como:

 

Oferta e demanda

90% das viagens que fazemos são abastecidas por combustíveis fósseis, por isso a transição do biodiesel precisa ser tão gradual quanto a capacidade de produção.

 Produção

Milho e soja são os principais ingredientes para a produção do biodiesel. E embora sejam abundantes em diversos territórios, apenas 20% da área do plantio é destinada para a extração do biocombustível. Entretanto, estima-se que o Brasil esteja com 33% da capacidade de produção ociosa, o que torna o processo ainda mais lento.

Leis e regulamentos

A maioria das aplicações necessárias para exploração e pesquisa ainda precisam ser discutidas.

E esses avanços também são necessários para que as melhores medidas e regulamentações de segurança estejam disponíveis e possamos recomendar/criar novos equipamentos de proteção para todos.

 E se você se interessa tanto quanto nós sobre segurança no trabalho, veja as precauções recomendadas para lidar na extração de petróleo, clicando aqui. 

 Armazenamento

O Biodiesel não deve ser armazenado por longos períodos de tempo. Isso porque já que não há muitas regulamentações criadas para isso e relatos de especialistas propõem que o manuseio pode alterar a qualidade final do produto.

 Sustentabilidade

Aqui entramos em um dos campos com mais pontos a serem debatidos: sobre área destinada, métodos de plantio, exaustão da terra e impacto ambiental no geral.

 A DuPont, sempre na vanguarda da segurança no trabalho, te mantém protegido e informado. Não deixe de nos acompanhar aqui no Falando de Proteção e manter-se atualizado.

Posts relacionados:

Produtos Químicos
Dicas

Produtos químicos: Como armazenar?

Descubra os produtos químicos não compatíveis, normas exigidas na construção do almoxarifado e como manter a organização do laboratório. A pergunta mais importante na montagem de um laboratório é: “Onde posso estocar os produtos químicos?” A resposta correta é no almoxarifado. O laboratório, de pesquisa ou de ensino, não deve ser utilizado para estocagem de […]

Leia mais
descarbonização
Destaque

O futuro é agora: descubra tudo sobre descarbonização e como ela salva vidas!

A descarbonização é, basicamente, o passo mais importante que podemos dar em direção à sustentabilidade. O tema pode parecer denso e complexo, mas não se preocupe: a DuPont está aqui para esclarecer os principais pontos sobre esse assunto. Todos os anos, vemos metas mais ambiciosas para a descarbonização do nosso meio ambiente – processo implantado […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.