Dia a Dia

Conheça a participação da DuPont na criação de vacinas e combate à COVID-19

No contexto da pandemia que vivemos, é difícil não pensar em todas as vacinas contra a COVID-19 que estão sendo produzidas e os detalhes desta produção. A DuPont, agora parceira oficial do líder brasileiro na produção de vacinas, Instituto Butantan, traz para você algumas informações sobre as etapas de sua produção.

O processamento final e as vacinas

A produção de vacinas, desde a pesquisa até o envio para as unidades de distribuição, toma bastante tempo e exige muita precisão em cada um de seus componentes. Isso sem contar sobre o controle do ambiente e descontaminação, que só pode ser alcançado em salas limpas.

Depois que a cepa da vacina já foi escolhida e o concentrado vacinal já está pronto, ele é submetido a diversos testes físicos, químicos, biológicos e microbiológicos.

E para que você saiba mais sobre a importância do controle e limpeza dos ambientes na produção de vacinas, trouxemos as etapas do processamento final, que implicam diretamente na eficácia das vacinas e é a etapa onde mais trabalhadores arriscam sua segurança:

Envase

Nesta etapa, a vacina que estava em tanques de aço inox é transferida para os frascos de vidro. Estes fracos são previamente lavados e esterilizados. Depois de transferido para os frascos esterilizados, a vacina que pode permanecer em estado líquido, recebe o fechamento total e a tampa de alumínio é fixa. Para as que não podem, há um passo intermediário: a liofilização.

Liofilização

Por ser muito instável, algumas vacinas precisam de estabilizadores em sua produção. Quando não é suficiente, um novo procedimento é feito e toda umidade é retirada, fazendo com que se torne uma pastilha de pó. Após este processo, são enviadas para câmaras frias, onde mais tarde serão encaminhadas para a rotulagem e embalagem.

Rotulagem e embalagem

Quando os frascos com as vacinas (líquida ou em pó) e seus diluentes são liberados do envase, recebem rótulos com identificação de produto, lote, data de fabricação e data de validade. É neste ambiente que ficam até que os testes de controle de qualidade sejam emitidos e a sua distribuição seja permitida.

E assim, a vacina chega até o posto de aplicação mais próximo de você: sempre em ambientes com baixas temperaturas, controlados e esterilizados.

Todos estes processos exigem altos níveis de pureza, podendo trazer riscos para os profissionais envolvidos e para o produto final. Para isso, é necessário que todos os requisitos de segurança sejam cumpridos, caso você queira saber mais sobre como evitar acidentes biológicos, clique aqui.

 DuPont e Instituto Butantan

E é claro que para te proteger assim, somente os melhores equipamentos de proteção devem ser utilizados. E isso é consenso entre os especialistas no assunto.

Vanessa Vilches Sant’Anna, gerente de segurança do trabalho e meio ambiente no Instituto Butantan, líder brasileira na produção de vacinas, utiliza os trajes de proteção DuPont™ Tyvek® para salas limpas e diz:

“A união de segurança e sustentabilidade é um dos nossos maiores orgulhos nesse projeto. Instituímos boas práticas para o descarte, acondicionamento, transporte e reciclagem das novas roupas de proteção utilizadas.”

 Não se esqueça de seguir os protocolos de segurança para evitar a proliferação do vírus e de ficar ligado em nosso blog para mais dicas e informações sobre segurança no trabalho.

Posts relacionados:

Dia a Dia

Covid-19: É hora de cuidar da segurança – e das mãos – dos trabalhadores essenciais

O coronavírus e o confinamento nos impõem desafios diversos. O principal deles: ficar em casa. Algumas atividades, porém, por serem indispensáveis à população, seguem sendo executadas. E nós devemos olhar às pessoas que as executam. É isso que Levi Silva, Gerente de Vendas da área de Proteção Pessoal da DuPont™, faz neste artigo. Ele comenta […]

Leia mais
Dia a Dia

Segurança e Paramentação em Hospitais

A saúde e a cura não existem sem medidas de segurança e paramentação em hospitais, devido aos riscos ocupacionais presentes nas instalações, nos equipamentos e materiais. Esse cuidado exige procedimentos que devem ser rigorosamente seguidos, de modo a antecipar, reconhecer, avaliar e controlar todos os riscos que podem trazer problemas de saúde a profissionais, aos […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.