Dia a Dia

Não tire essa ideia da cabeça: conheça os diferentes usos de capacetes de proteção

Capacetes de proteção são EPIs indispensáveis para as mais diversas atividades. Eles são essenciais para proteger a cabeça, orelhas e, dependendo do modelo, até os olhos de trabalhadores em ambientes que oferecem riscos.

E esses riscos são mais comuns do que pensamos. Se imaginarmos objetos pontiagudos ou pesados caindo sobre a cabeça de uma pessoa, por exemplo, podemos encaixar esse cenário nos mais variados setores, desde obras de construção civil até combates militares.

Como garantir a melhor escolha quando se trata de capacetes de proteção?

Antes de tudo, é muito importante entendermos a fundo a atividade a ser executada, garantindo assim o modelo ideal e a classe certa para cada função.

Até as cores dos capacetes de proteção são correspondentes aos seus respectivos tipos de profissionais e você pode conhecê-las clicando aqui

Os capacetes de proteção são divididos em três tipos:

  • Tipo I: capacete de aba total.
  • Tipo II: capacete de aba frontal.
  • Tipo III: não possui nenhum tipo de aba.

Também podem ser classificados por:

  • Classe A: indicado para proteção contra impactos de objetos sobre a cabeça.
  • Classe B: indicado para proteção contra impactos de objetos sobre a cabeça e isolamento elétrico, testados com tensão de 30 KV.

Além disso, é importante nos atentarmos para a composição dos cascos dos capacetes de proteção, a certificação de acordo com a norma reguladora específica – e, é claro, para o nível de conforto durante o uso.

A resistência única dos capacetes de proteção Kevlar® 

A realidade em que o profissional está inserido faz toda a diferença na hora de escolher um capacete. 

Isto porque a situação, o ambiente e tudo que está acontecendo ao redor são circunstâncias que vão exigir uma maior ou menor resistência do material utilizado.

Diferente dos trabalhadores de indústrias de manufatura ou construtores civis, por exemplo, os militares combatentes têm como atividades habituais desviar de balas, estilhaços e explosões recorrentes. 

Para eles, resistência e conforto são fatores ainda mais decisivos na hora de escolher capacetes de proteção, já que estão expostos a riscos extremamente severos e precisam manter uma alta performance contínua.

Com a tecnologia Kevlar® XP™ for Hard Armor, as equipes militares podem ter capacetes de proteção mais leves em uma solução 100% Kevlar®

Essa tecnologia, feita de uma resina de alta resistência combinada com a fibra Kevlar®, permite reduzir 20% do peso do capacete e manter exatamente o mesmo desempenho. 

É claro que, seja no caso de militares ou civis, não é só o capacete que garantirá segurança total!

Ele sempre deve ser utilizado com outros equipamentos de proteção específicos de cada atividade, como macacões que protegem contra riscos químicos, luvas contra cortes, colete à prova de balas, entre outros.

Acesse o SafeSPEC™ e conheça todas as opções inovadoras da DuPont para gara

Posts relacionados:

Dia a Dia

Capacetes: o que cada cor significa?

Um dos EPIs mais comuns quando falamos de construções, o capacete é sempre referencia quando pedimos exemplos de equipamentos individuais indispensáveis, não é mesmo? Obrigatório sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam proteção completa contra os riscos de acidente, ou enquanto as medidas de proteção coletiva são implantadas, o capacete integra o item […]

Leia mais
Homem com EPI trabalhando
Dia a Dia

Ambientes de mineração: altos riscos merecem atenção e EPI correto

Ainda falando de ambiente específicos e com normas de segurança exclusivas, não poderíamos deixar de abordar sobre este que é, certamente, um dos segmentos de alto risco para o trabalhador, por isso é necessário o uso do EPI correto. É importante ressaltar que se entende como “mineração” toda e qualquer atividade aplicada à pesquisa, exploração, […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.