Dicas

Sua equipe está segura? Saiba como prevenir acidentes na indústria alimentícia

Assim como acontece em todos os setores tecnológicos, a indústria alimentícia apresenta muitos detalhes operacionais que impactam diretamente na segurança de nossos colaboradores. E para saber como estar protegido nesta indústria, é preciso conhecer os riscos e estar preparado para eles.

Sempre que escutamos “segurança” e “alimentos” na mesma frase, já imaginamos discussões sobre higiene dos alimentos e sobre como evitar que as receitas se contaminem. Mas hoje, nos referimos aos acidentes laborais e como evitá-los.

Principais riscos na indústria alimentícia

Risco de cortes

A produção alimentícia está repleta de estágios onde é necessário medir, pesar, cortar e misturar ingredientes. A maior parte desses processos é feita através de máquinas com lâminas ou superfícies cortantes e/ou pontiagudas. 

Risco de queimaduras

Além do óleo quente usado em frituras, superfícies quentes também podem ser uma fonte de risco de queimaduras.

Risco de quedas

Água e substâncias oleosas são muito comuns na indústria alimentícia, então acidentes envolvendo quedas e escorregões podem ser comuns sem as medidas corretas de prevenção.

Como estar seguro na indústria alimentícia?

Agora você já sabe sobre os principais riscos na indústria alimentícia. Vamos listar também, como você pode diminuir consideravelmente as chances de algum desses acidentes acontecer sob a sua gestão:

Sinalize todos os ambientes

Demarcar os ambientes em que objetos ou atividades perigosas podem ocorrer é uma das maneiras mais eficientes de manter sua equipe atenta e segura.

Alerte e Eduque

Cada área de uma cozinha industrial pode oferecer riscos à equipe, por isso utilizar palestras, encontros e folhetos educacionais sobre os potenciais riscos e como evitá-los é de extrema importância. Faça workshops e seminários, garantindo que todos os integrantes de sua equipe saibam exatamente o que fazer em cada ambiente para manter-se seguro. E mais importante ainda: que saibam a importância de todas as medidas de segurança, assim, os procedimentos têm menos chances de serem negligenciados.

Fiscalize o uso dos EPIs necessários

EPIs devem ser confortáveis exatamente para que não sejam fonte de distração ou que diminuam o seu uso. Garantindo para sua equipe o melhor EPI, basta fiscalizar as áreas de trabalho para que ninguém adentre sem proteção.

Para verificar o EPI que melhor se encaixa no seu dia a dia de trabalho, visite o nosso SafeSPEC™ e proteja sua equipe!

Além disso, as condições de cuidado com um EPI e o uso de cada um para cada situação, deve ser sempre muito bem explicado para sua equipe. Assim, você diminui os riscos de acidentes e ainda mantém sua equipe informada.

Há alguma medida de segurança na indústria alimentícia, além dessas, que você pratica no dia a dia? Deixe nos comentários e continue acompanhando nosso Blog.

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.

X