EPIs Segurança do Trabalho

Pronto para decolar? Saiba como é montado um avião e como se manter protegido

A história do avião remonta nossa própria trajetória de curiosidade e o poder da tentativa e erro. Como foi possível tamanha coragem em enfrentar o desconhecido e mergulhar fundo no sonho de fazer o homem voar? 

Como surgiu o avião?

Antes que sequer fosse pensado em possíveis EPIs para a proteção dos trabalhadores, entre 1897 e 1903, os irmãos Wright já estavam produzindo seu primeiro avião sem propulsão integrada

Em 1906, Santos Dumont lança o 14-bis numa demonstração pública em Paris, e trouxe uma novidade: sua propulsão não dependia de nenhuma rampa ou catapulta. Era o início da aviação moderna.

Desde a data de sua invenção, a construção de um avião exigiu o que havia de mais avançado e seguro, assim os futuros tripulantes puderam confiar que chegariam bem em seu destino, tornando essa uma das maneiras mais seguras de transporte. 

E com todo este avanço, também se fez necessário criar medidas de segurança para quem produz os nossos pássaros de metal. Mas antes de saber como manter uma equipe segura no chão de fábrica na construção de um avião, confira, de maneira simplificada, os estágios de produção de um avião de acordo com a EMBRAER:

Os estágios na construção de um avião

  • Fabricação das peças: desenho e envio para fornecedores;
  • Montagem da fuselagem: as peças que compõem o corpo do avião (ou charuto, como é conhecido);
  • Montagem final: montagem de motor, asas e outros periféricos;
  • Entrega: acabamento, testagem e entrega para o cliente final.

Lembrando que para cada etapa da construção e montagem de um avião oferecem riscos diferentes e demandas de segurança diferentes. Então, decidimos apresentar os EPIs mais utilizados para manter sua equipe segura em cada um desses processos.

avião

Principais EPIs usados no chão de fábrica na construção de um avião

Protetor auditivo

Contra os altos ruídos do maquinário e de turbinas, que facilmente chegam em dBs prejudiciais para o ouvido humano.

Protetor facial

Para cortes de serralheria, fagulhas, limalhas, etc. No caso de operar máquinas de solda, também deve proteger contra radiação ultravioleta (UV).

Luvas de proteção

Contra irritações e ferimentos devido aos objetos metálicos presentes em basicamente todos os passos de montagem de um avião.

Calçado de segurança

Precisam proteger contra a quedas de objetos pesados e contra a derrapagem.

Avental e mangotes

Devemos usar estes EPIs para procedimentos envolvendo solda, pintura e outros possíveis respingos.

Quer saber mais sobre como manter a segurança no chão de fábrica? Acesse agora! 

Não se esqueça de compartilhar o post em suas redes e de acompanhar o blog para ver nossos futuros posts!

 

Posts relacionados:

EPI
Dicas

Segurança no chão de fábrica na metalmecânica: esse é um campo minado para você?

Nós, da DuPont, sempre procuramos trazer os melhores conteúdos sobre os Equipamentos de Proteção Individua le os temas que o circundam, que você pode conferir em todo o nosso Blog, inclusive clicando aqui.   Fatores como escolher a melhor opção de tecnologia disponível no mercado, assim como se certificar que o profissional esteja confortável com […]

Leia mais
EPIs
Dia a Dia

9 EPIs indispensáveis na metalmecânica (e o melhor lugar para encontrá-los!)

A indústria metalmecânica é responsável pelo funcionamento de diversos outros setores e a sua constante expansão no Brasil e no mundo, alinhada a uma jornada de trabalho intensa, traz diversos riscos físicos, químicos e ergonômicos. Equipar cada funcionário da área com os EPIs corretos é muito importante para contornar esses perigos e evitar danos. A […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.