Calendário Carreira

4 verdades sobre o petróleo, o combustível que move o mundo!

Hoje, 29/09, comemoramos o Dia Mundial do Petróleo. Mais do que um combustível fóssil, ele é uma das fontes de energia mais usadas na atualidade e também pode ser considerado um dos recursos naturais mais valiosos.

1.A história do petróleo
Sua origem se dá por conta da decomposição de matéria orgânica, principalmente dos plânctons. Com o passar dos anos, estes elementos sofrem modificações e se transformam na maior substância oleosa de todos os tempos. O primeiro poço de petróleo do mundo foi encontrado em 1859, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. E no Brasil, o primeiro vestígio deste recurso foi encontrado 38 anos depois, em Bofete, interior do Estado de São Paulo. Posteriormente, nas proximidades do Recôncavo Baiano, encontraram a primeira jazida de petróleo que pode ser usada para comercialização, por conta da sua alta qualidade.

2.Onde podemos encontrá-lo?
O petróleo pode ser encontrado em regiões oceânicas, nas bacias sedimentares, que ficam em camadas sob a superfície. Para extraí-lo, são necessárias plataformas petrolíferas para perfurar o solo e encontrar essa fonte de energia tão valiosa.

3.Mais que energia
Sendo uma das fontes de energia mais presentes no mundo, o petróleo também é usado como combustível para abastecer vários veículos automotivos. Sabe a gasolina e o óleo diesel que colocam o seu carro em andamento? Eles vêm do petróleo!
Além disso, este recurso também é utilizado sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas e mais: tem um papel importantíssimo na economia mundial. Atualmente, o país que possui a maior produção de petróleo no mundo é a Arábia Saudita e, considerando apenas a América do Sul, o Brasil ocupa o 1° lugar.

4.EPIs pra petróleo
Assim como em várias atividades que exigem segurança máxima, o trabalho com o petróleo não é diferente. Os profissionais responsáveis pela busca do combustível ou por outras tarefas relacionadas devem estar devidamente equipados para que, além de encontrar petróleo, eles também tenham proteção, conforto e facilidade na locomoção.

Saiba mais clicando aqui

Na DuPont, por exemplo, os EPIs de Nomex®, Tychem® e Tyvek® são grandes aliados das indústrias petroquímicas e de petróleo e gás. Confira alguns equipamentos de proteção que podem (e devem) ser usados:

Dia Mundial do Petróleo

Na busca por petróleo ou em qualquer outra atividade, o seu conforto e segurança são fundamentais. Está na dúvida sobre qual é o EPI adequado para o seu trabalho? Acesse SafeSPEC.

Posts relacionados:

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.