Destaque Segurança do Trabalho

Dúvidas sobre o Arco Elétrico? Descubra tudo com um especialista no assunto!

Você já desejou não correr nenhum risco ao trabalhar com um arco elétrico? Então você PRECISA acompanhar o depoimento de nosso especialista em arcos, Eduardo Moreira! 

Nele, além de saber exatamente o que é um arco elétrico e como ele se forma, você também conhecerá a melhor maneira de estar protegido! 

E, como sabemos, a eletricidade é complexa e perigosa quando não tratada com responsabilidade. Desde EPIs até as práticas básicas de segurança, todas as medidas possíveis devem ser tomadas quando houver qualquer possibilidade de um arco elétrico, como:

  • Delimitação radial de risco

É a definição da distância em que se torna provável uma queimadura de 2º grau. Como vocês poderão ver diretamente de nosso especialista, o arco elétrico pode produzir tanto calor quanto a superfície do sol. São mais de 20,000 °C 4.000 °C!  Por isso, é de extrema importância que os riscos de calor sejam medidos e informados à equipe. 

Saiba mais sobre a atualização da NFPA 70E, norma que regulariza o setor elétrico.

  • Detecção de iminência de risco

Sistemas que detectam a chegada de curtos elétricos com respostas rápidas, possuem relés que enviam ações de desligamento aos disjuntores, diminuindo os possíveis estragos.

  • Sinalização

Tão importante quanto descobrir quando e quanto de risco elétrico um ambiente oferece, é deixar toda a sua equipe saber e também sobre como se proteger nesses casos. Coloque decalques e avisos. Além, é claro, de reunir todo mundo e conversar sobre isso.

Graças a essas medidas de segurança tomadas contra os arcos e outros riscos elétricos, nossos profissionais podem respirar mais aliviados ao iniciar seus trabalhos.

Mas não pense que acidentes elétricos deixaram de acontecer só por conta disso. Afinal, quando falamos em eletricidade, qualquer deslize é mais que suficiente para causar um acidente.

Para ter certeza de que sua equipe e você estão protegidos ao máximo contra um arco elétrico, confira agora o vídeo de nosso especialista!

Posts relacionados:

Leis

Atualização da NFPA 70E: saiba o que mudou

preparamos um post para explicar tudo o que mudou com a atualização da NFPA 70E, com o objetivo de oferecer mais segurança aos profissionais, as normas regulamentadoras estão sempre passando por alterações. Primeiro, vamos relembrar qual a função principal desta norma? A NFPA 70E tem como objetivo estabelecer práticas de segurança para a proteção dos […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.