Dia a Dia

Do poço ao posto: quem são os profissionais responsáveis pelo petróleo?

Há muito mais profissionais trabalhando na indústria de petróleo e gás do que você imagina. Afinal, a exploração é um longo processo que vai muito além de chegar ao campo e extrair óleo e gás.

Em todas as etapas, profissionais qualificados trabalham incansavelmente para gerar a energia que move o país e manter de pé um dos principais pilares da nossa economia.

A ampla atuação da indústria de petróleo

Além da extração para atender a grande demanda mundial de petróleo e gás, as áreas de atuação dessa indústria são bem abrangentes, incluindo a participação na geração de energia elétrica.

O refino do petróleo transforma o óleo bruto em gasolina, por exemplo, enquanto a petroquímica dá origem a uma ampla diversidade de produtos a partir do petróleo.

Além disso, o processo de distribuição e transporte exige soluções integradas a todo momento.

Quem trabalha em cada etapa da produção de petróleo?

Chegou a hora de darmos protagonismo a todos os profissionais tão importantes nesse processo. Vamos conhecer de perto as etapas em que eles atuam?

  • Plataforma: diversos profissionais técnicos trabalham extraindo petróleo em plataformas e navios, assim como demais trabalhadores a bordo executam as mais diversas funções, como enfermeiro, técnico em segurança do trabalho e muitos outros. Conheça os riscos que estão em jogo durante essa etapa.
  • Embarcação: uma vez produzido, o petróleo e o gás natural precisam ser transportados até os terminais e refinarias. Isso é realizado através de navios ou dutos, com o acompanhamento e a condução de profissionais especializados.
  • Rebocador: barco projetado para empurrar e rebocar navios em manobras delicadas, sob o comando de profissionais como o capitão, chefe de máquinas e mergulhador.
  • Plantas Químicas e Pesquisa: produtos como batom, chiclete e velas contém derivados de petróleo em sua composição. As refinarias de petróleo produzem a matéria-prima para as petroquímicas que, por sua vez, contam com profissionais técnicos para transformá-la em produtos para o dia a dia.
  • Campo Terrestre: a produção de petróleo e gás natural também ocorre em terra. Para isso, empresas especializadas e seus respectivos profissionais estão sempre desenvolvendo novas tecnologias.
  • Refinarias: complexos industriais onde os profissionais têm como principal atividade o refino do petróleo e tratamento do gás natural. O petróleo refinado produz diesel, gasolina e óleo combustível, por exemplo.
  • Armazenagem: materiais derivados do petróleo ou gás natural costumam ser armazenados ou estocados por profissionais especializados.
  • Transporte e Distribuição: o combustível chega ao consumidor para poder movimentar os meios de transporte, fornecer eletricidade para as cidades e permitir que possamos desenvolver plenamente nossas atividades. E os profissionais dessa etapa precisam conhecer cuidados essenciais no manuseio de gasolina.

E você, conhece alguém que trabalha no processo de exploração do petróleo? Conte pra gente nos comentários a sua experiência pessoal com o assunto.

Posts relacionados:

Dia a Dia

Extração de Petróleo | Prevenção e Riscos

As plataformas de petróleo são responsáveis atualmente por sustentar um imenso mercado de produtos químicos a serem usados na indústria, na agricultura, na medicina e na vida doméstica. Para que isso aconteça, diariamente milhares de trabalhadores convivem com riscos químicos e derivados da transformação das matérias primas em plataformas de petróleo, sejam por vazamentos ou […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.