Dicas

Vacine-se contra as fake news: confira 13 mitos e verdades sobre as vacinas

As vacinas contra a covid-19 finalmente estão aí, mas muita gente apoiada nas fakes news acaba acreditando, e pior, disseminando notícias falsas. Foi pensando em continuar garantindo a segurança de milhares de pessoas, principalmente daquelas que trabalham na linha de frente, que a nossa redação decidiu criar um especial para te mostrar 13 mitos e verdades sobre esse tema. 

Mas antes, aqui vai uma dica com qualidade DuPont: você sabia que o Ministério da Saúde disponibiliza um canal de comunicação para confirmar se uma notícia na área da saúde é verdadeira? Enviando uma notícia para o Whatsapp (61) 99333-8597, você pode conferir!

E agora chegou a hora de descobrir se você está mesmo protegido das fake news. Preparado?

1. Doenças erradicadas no País não precisam de vacinação?MITO. Doenças erradicadas podem voltar com a falta de vacinação, e cuidar para que isso não aconteça é responsabilidade de todos.

2. Vacinas não tem efeito sobre o material genético de quem a recebe. Mito ou verdade?

VERDADE. O DNA está presente dentro do núcleo das nossas células. O RNA mensageiro, ou mRNA, usado pelas vacinas, entra na célula, mas não no seu núcleo. Ou seja, não há nenhuma alteração. 

3. E que tal esta: vacinas de mRNA podem espalhar covid-19?

MITO! As vacinas não contêm o vírus vivo (ou ativo). Alguns efeitos colaterais depois de tomar a vacina (como dor no braço, febre ou calafrios) são saudáveis, esperados e desaparecem em poucos dias.

Na semana passada, criamos um post especial sobre a produção de vacinas, que você pode conferir clicando aqui

4. As vacinas podem ser fatais?

MITO! Todas as vacinas passaram por testes rigorosos e ensaios clínicos. O resultado são vacinas 100% seguras e muito eficazes para o ser humano.

5. E o fato de aplicar mais de uma vacina ao mesmo tempo pode sobrecarregar o seu sistema imunológico?

MITO! Com raríssimas exceções, não existe nenhum risco de tomar várias vacinas ao mesmo tempo.

6. Existem vacinas que precisam ser renovadas a cada dez anos. Verdade ou mito?

VERDADE! As vacinas que protegem contra o tétano e a difteria, por exemplo, precisam ser reforçadas de tempos em tempos para manter a eficácia.

 7. Pessoas ligadas à natureza e com pensamento positivo, podem ficar isentas de vacinação?

MITO. Manter o contato com a natureza e o otimismo pode ser saudável para a saúde mental e emocional, mas não previne da covid-19 ou outras doenças.

8. Existem vacinas para ajudar a prevenir o câncer?

VERDADE! É o caso, por exemplo, das vacinas da hepatite e do HPV, que diminuem as chances de tumores.

9. Pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, não podem se vacinar?

MITO! Pessoas com essas doenças fazem parte do grupo de risco e precisam dar ainda mais atenção à vacinação.

10. Hoje em dia é mais difícil confiar nas vacinas. Mito ou Verdade?

MITO! Pelo contrário: diversas áreas da medicina evoluíram ao longo dos anos e a qualidade das fórmulas só melhorou.

11. Estamos quase chegando ao fim! E a fertilidade: é atingida pelas vacinas contra a covid-19?

É MITO! Não existe nenhuma relação entre a vacina e a fecundação/fertilidade.

12. E por último, mas não menos importante: quem teve covid-19 pode esperar 90 dias antes de receber a vacina?

É VERDADE! Estudos indicam que os infectados podem escolher esperar 90 dias até a vacinação. A expectativa é que essas pessoas sejam protegidas por anticorpos naturais durante esse período, mas já é seguro receber a vacina assim que a quarentena terminar.

Agora que você ficou fera no assunto, que tal conferir um artigo especial que aborda a demissão pelo não uso de máscara? Para continuarmos em contato, deixe a sua opinião sobre este artigo e se você acha que ficou faltando algum tópico, escreva nos comentários.

13. E no caso das grávidas, elas podem tomar a vacina?

É VERDADE. Embora elas tenham sido excluídas dos testes, grávidas e lactantes devem escolher tomar a vacina, já que o risco de covid-19 é ainda maior nessas mulheres.

Tudo para você ficar antenado e não se deixar enganar sobre as fake news do assunto.

Esperamos que gostem dos posts do blog desta segunda quinzena de outubro e deixe nos comentários qual o conteúdo que você mais curtiu.

Ah! E se você ainda não se inscreveu no Prêmio DuPont 2021, não perca a chance de marcar esse golaço pela segurança. As inscrições vão só até 29/10, mas você pode fazer a sua agora mesmo, clicando aqui!

Posts relacionados:

vacinas
Dia a Dia

Conheça a participação da DuPont na criação de vacinas e combate à COVID-19

No contexto da pandemia que vivemos, é difícil não pensar em todas as vacinas contra a COVID-19 que estão sendo produzidas e os detalhes desta produção. A DuPont, agora parceira oficial do líder brasileiro na produção de vacinas, Instituto Butantan, traz para você algumas informações sobre as etapas de sua produção. O processamento final e […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.