EPIs

EPI e EPC: quando uma letra faz diferença na sua proteção

Certamente você sabe que EPI significa Equipamento de Proteção Individual, mas será que você sabe o que é um EPC? Embora sejam equipamentos diferentes, os dois têm o mesmo objetivo: proteção.

Ou seja, tanto o EPI quanto o EPC servem para reduzir ou eliminar os riscos decorrentes do ambiente de trabalho, preservando a sua saúde e a integridade física do colaborador.

EPI: Equipamento de Proteção Individual

Os EPIs são utilizados para proporcionar proteção individual ao usuário e, em tarefas específicas, o uso é obrigatório.

Um bombeiro que vai adentrar um ambiente pegando fogo, por exemplo, deve estar equipado com EPIs necessários para a sua segurança, certo? Nesse cenário, imagine o risco que ele estaria correndo se não utilizasse:

  • Vestimenta anti chamas: trajes que oferecem proteção contra calor, chamas e arco elétrico são essenciais para criar uma barreira protetora entre o profissional e o perigo que está ao redor.

Mas, atenção! O ideal é que a vestimenta seja de qualidade superior, atenda às normas da indústria, além de ser leve e confortável para não prejudicar o desempenho no combate ao fogo. 

  • Luvas de proteção: a luva deve ser resistente a chamas e não inflamar, derreter, nem se degradar com o calor.
  • Máscara: sabemos que a fumaça é uma das maiores vilãs em um incêndio, então é necessário garantir que o bombeiro não esteja inalando componentes tóxicos.

Viu como os equipamentos de proteção individual podem realmente salvar vidas? Aqui, você descobre tudo que precisa saber na hora de investir em um EPI.

EPC: Equipamento de Proteção Coletiva

Vamos continuar imaginando o mesmo cenário: um ambiente em chamas. O que poderia ajudar a preservar a vida de muitas pessoas que, desprevenidas, estão vivenciando um incêndio?

  • Extintores de incêndio
  • Placas sinalizadoras para a saída de emergência
  • Corrimão em escadas para evitar acidentes durante a evacuação

Pronto! Agora você conhece os EPCs, ou seja, Equipamentos de Proteção Coletiva. 

E eles vão muito além dos citados! Afinal, riscos podem estar em qualquer lugar, não somente em um ambiente em chamas. A lista é longa e inclui kit de primeiros socorros, antiderrapante em degraus, plataforma de segurança, entre outros. Você pode conhecer mais aqui.

Proteção combinada: entenda como funciona na prática

Phama

Conte sempre com a DuPont quando o assunto for informação e segurança! Para escolher o seu EPI, acesse o SafeSPEC™ e use o nosso seletor de produtos. 

E se você deixou o Prêmio DuPont para os 45 do 2° tempo, ainda dá tempo de se inscrever! Clique aqui para enviar seu case e concorra a prêmios incríveis. É só até 14/11, vem!

Posts relacionados:

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.