Destaque

Garanta a sua segurança e evite acidentes com apenas 4Ps!

No último post falamos sobre o dia a dia dos trabalhadores rurais e como eles podem prevenir acidentes, considerando riscos comuns em suas rotinas, como: contaminação cruzada, cortes, entre outros. E hoje vamos nos aprofundar no assunto com os 4Ps da segurança e você também vai descobrir quais EPIs devem ser usados para que a rotina destes profissionais seja a mais segura possível.

A metodologia dos 4Ps

Para ajudar nas tomadas de decisões, prevenção de acidentes e avaliações de riscos, definimos os 4Ps da segurança:

Prever 

 Analise todas as atividades necessárias para cada parte da operação.
Identifique os riscos potenciais associados a cada atividade e entenda a gravidade e probabilidade dos riscos.

Prevenir 

 Avalie meios para evitar acidentes.
Efetue trocas quando possível. Reduza os riscos residuais com processos de engenharia ou alterações operacionais.

Proteger

Selecione o EPI adequado destinado aos riscos residuais. Certifique-se de que o EPI atende às exigências de desempenho e conforto no ambiente de trabalho.  Lembre-se: o EPI é a última linha de defesa.

Prover

Documente os EPIs selecionados destinados a cada risco residual. Crie consciência nos trabalhadores sobre seus riscos específicos e EPIs selecionados.  Treine trabalhadores sobre o uso correto do EPI.

Aqui no Falando de Proteção, nós temos outros artigos que abordam a prevenção de acidentes de trabalho. Clique e confira:

Trabalho ao Ar Livre | Prevenção e Riscos

Cada um de nós importa! E cada dia é uma nova chance de evitar acidentes de trabalho

Saiba como a limpeza contribui para a segurança no trabalho

Mas, afinal, quais são os EPIs necessários para evitar acidentes?

  • Luvas de segurança: para proteger as mãos dos trabalhadores contra produtos químicos, cortes e perfurações. Neste caso, as luvas Kevlar® são recomendadas.
  • Calçados de proteção: podem ser galochas ou até botas em PVC. Ambas impedem que o trabalhador fique em contato direto com o solo, evitando acidentes e contaminações.
  • Perneiras: destinadas aos profissionais de atividades de alto risco, elas são um complemento dos calçados de proteção.
  • Máscaras protetoras: elas são indispensáveis, pois evitam a inalação de substâncias tóxicas, produtos químicos, gases e outros micropoluentes.
  • Protetor auricular: protege os ouvidos de quem manuseia máquinas barulhentas, como tratores, motosserras e máquinas de moagem.
  • Capacetes: destinado para atividades, como: operação de tratores, roçadeiras e corte de árvores. Ideais para proteger o trabalhador contra quedas que possam causar algum dano cerebral.
  • Óculos: a saúde dos olhos também é importante, então, óculos são indispensáveis  para a proteção física e química.
  • Macacão: evita que o trabalhador entre em contato com substâncias químicas, partículas e dejetos. Os macacões Tyvek® e Tychem® são recomendados para estas atividades.
  • Avental: ele é uma proteção além do macacão e, geralmente, é feito com material metálico ou PVC.
  • Boné árabe: protege a cabeça, ombro, pescoço, laterais e orelhas do trabalhador contra o sol.

Você, trabalhador da área rural, adota os 4Ps em suas atividades? Ah, conta pra gente também quais destes EPIs você mais usa e, se tiver alguma história pra contar sobre o seu dia a dia no trabalho, comenta aqui embaixo, porque nós vamos adorar saber. Afinal, conhecimento compartilhado nunca é demais!

Posts relacionados:

Dia a Dia

Trabalho ao Ar Livre | Prevenção e Riscos

Os efeitos do trabalho ao ar livre podem ir além de queimaduras, rugas e manchas na pele. Se não utilizarem protetor solar, os profissionais de trabalho ao ar livre podem desenvolver câncer de pele – causa primária de exposição ao sol – catarata e até tumores, segundo os dermatologistas. Trabalho ao Ar Livre: EPIs Ocorre […]

Leia mais
acidentes
Segurança do Trabalho

Cada um de nós importa! E cada dia é uma nova chance de evitar acidentes de trabalho

Hoje, em todo o Brasil, é o Dia da Prevenção de Acidentes de Trabalho. Datas que simbolizam uma grande causa têm um papel fundamental na sociedade: trazer o diálogo à tona e nos conscientizar sobre a importância de adotar medidas protetivas.   A missão da DuPont, todos os dias, é justamente fazer com que acidentes de […]

Leia mais
Destaque

Saiba como a limpeza contribui para a segurança no trabalho

Você sabe qual é a importância da manutenção da limpeza no trabalho? Ao contrário do que muitos acreditam, o objetivo não é apenas manter um ambiente organizado e agradável. Quando falamos de limpeza, falamos principalmente de segurança. Uma limpeza no trabalho bem-feita é essencial para controlar e eliminar riscos . Isso também inclui a organização, […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.