Destaque Dia a Dia Dicas DuPont EPIs

Verdadeiro ou falso? Como identificar um autêntico produto de qualidade DuPont

Muitas marcas querem se passar pela qualidade da DuPont, mas nenhuma consegue. Neste post queremos te dar dicas infalíveis para identificar e evitar que você seja enganado na hora de adquirir um EPI da DuPont.

Antes de mais nada, é bom ficar atento na hora da compra do produto. Dê preferência aos nossos distribuidores que podem ser encontrados em https://www.safespec.dupont.com.br/

E é bom pedir para o mesmo revendedor que envie o lote de produção dos produtos, assim como certificados e informações técnicas que garantam a qualidade dos mesmos.

 

O que fazer após a compra do EPI?

A seguir te daremos um passo a passo de como identificar se cada um dos nossos produtos é realmente verdadeiro. Então, a dica inicial após a compra é testar a qualidade de cada um dos EPIs adquiridos.


Confira o que fazer, uma vez adquirido um traje da DuPont™ Tyvek®

1- Coloque o traje contra a luz e confira se o tecido tem fibras visíveis e efeito de “teia de aranha”;

2- Pegue uma moeda e esfregue no EPI, se o tecido sofrer abrasão na camada externa, significa que não é um Tyvek® original;

3- Os trajes da Tyvek® têm etiquetas internas de instruções, assim como azul com a marca DuPont Tyvek® no peito, com logotipo oval;

4- Se os elementos citados se descolam, têm cor desbotada ou forte demais, visivelmente é uma imitação. 

E mais, é bom desconfiar se o EPI não apresenta detalhes técnicos da roupa, como: elástico na cintura, proteção com zíper etc.

Tyvek

E como saber se estou adquirindo um autêntico DuPont™Nomex®?

Para começar, Nomex® é uma fibra resistente às chamas que não pinga, não derrete e que vêm em forma de papel, fibra, tecido e feltro. 

Normalmente é usada por bombeiros, pilotos de corrida, membros da equipe de pit stop (corridas) e pilotos militares que buscam se proteger apoiados na qualidade DuPont.

A fibra Nomex® original tem as seguintes características:

1- É resistente a rasgos;

2- Um macacão Nomex® é leve, chega a pesar 500 g contra 4 kg de outras marcas;

3- É flexível e confortável;

4- Menos sujo – absorve menos sujeira e na lavagem sai mais fácil;

5- Tem toque macio – se for áspero não é verdadeiro. 

Nomex

Como cuidar de uma luva de qualidade Kevlar®?

Além de você descobrir as formas de se prevenir contra falsificações, neste post também te ensinamos a cuidar dos produtos da DuPont, no caso das luvas Kevlar®, de forma adequada para que tenham melhor desempenho, segurança e durem mais.

As luvas Kevlar®, além de protegerem as mãos dos profissionais no processo de soldagem, também mantêm os soldadores seguros quando falamos em agressões mecânicas.

Os principais cuidados com estas luvas são: 

  • Lavá-las com água morna por 10 min, com sabão neutro;
  • Guardá-las em local seco e sem exposição à luz solar e longe de produtos químicos;
  • Quando apresentar rasgos ou furos está na hora de trocá-las;
  • Mesmo a luva estando intacta, se a data de validade expirou, não serve mais.

Luvas Kevlar

Agora que você sabe das características de cada produto, comente com a gente: já foi enganado com produtos falsificados? O que fez para contornar este desafio e garantir a segurança dos colaboradores?

Posts relacionados:

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.

X