DuPont EPIs

Fogo no mar! Você está correndo risco nas plataformas de O&G sem esses EPIs

De fogo a radiação, o perigo está presente nas plataformas de exploração e produção de petróleo. Por isso, os EPIs se tornam indispensáveis nesse ambiente tão importante para a indústria de óleo e gás.

As principais plataformas de petróleo

A extração desse combustível fóssil não é uma tarefa fácil. Infraestruturas são montadas até mesmo no fundo do mar para encontrar esse líquido tão valioso. Por isso, o trabalho em ambientes naval e estaleiro precisa de EPIs. Entenda mais desses riscos conhecendo alguns tipos de plataformas:

  • Navio-sonda: plataforma flutuante com casco em forma de navio. Usada para perfuração de poços longe da costa.
  • Plataforma fixa: estrutura rígida, fixada no fundo do mar por um sistema de estacas cravadas. É uma instalação mais simples que permite a perfuração de poços e a produção de petróleo em lâminas d’água de até 300 metros.
  • Plataforma autoelevável: formada por uma balsa e três ou mais pernas de tamanhos variáveis, que se movimentam até atingirem e se assentarem no fundo do mar. É usada para perfurar poços em águas rasas, até 150 metros de lâmina d’água.
  • Plataforma semi-submersível: indicada para grandes profundidades na perfuração de poços e produção de petróleo. É formada por um ou mais conveses, apoiado por colunas em flutuadores submersos.
  • FPSO – Floating, Production, Storage and Offloading: plataforma flutuante, convertida a partir de navios petroleiros, na maioria dos casos, pode produzir, armazenar e transferir petróleo. Indicada para águas profundas e ultraprofundas. Muito usada em locais mais isolados.

Segurança exclusiva para atividades navais

Dentro da indústria da construção, reparação e desmonte naval, existe uma norma regulamentadora que garante a segurança de todas as plataformas citadas acima junto com o uso adequado de EPIs. O nome dessa norma é N34.

Ela garante os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades navais, incluindo suas embarcações e estruturas.

Para entender mais sobre orientações e compromissos dessa norma, acesse nosso post Ambientes navais e estaleiros pedem cuidados e norma exclusiva, a NR 34.

Prevenindo e protegendo com EPIs

Devido aos diferentes tipos de plataformas e embarcações que fazem a exploração e produção do petróleo, diversos trabalhos são realizados nelas. E cada atividade tem um risco que pede EPIs específicos. Confira abaixo:

TABELA

A DuPont está presente no setor de petróleo e gás há muitos anos entregando EPIs confortáveis, resistentes e duráveis. Para saber mais sobre eles, acesse https://www.safespec.dupont.com.br/ e se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que a gente responde.

Posts relacionados:

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.