Destaque DuPont

Mistério revelado! Descubra qual tecnologia é usada na exploração de petróleo

A Indústria 4.0 chegou para as companhias do setor de óleo e gás. Também conhecida como a 4ª revolução industrial, esse movimento usa a tecnologia para melhorar a forma que as empresas fabricam e distribuem seus produtos.

No ramo de O&G, essa transformação digital vem ocorrendo em diversos processos para melhorar a eficiência operacional. Além de otimizar a coleta de dados, o uso de equipamentos tecnológicos aumenta a segurança dos funcionários.

Robôs que protegem humanos

Graças ao avanço e desenvolvimento da tecnologia nas plataformas de exploração e produção de petróleo, parte da mão de obra humana em funções arriscadas, foi substituída por drones e robôs submarinos.

Além de remover profissionais de ambientes inseguros, a tecnologia desses aparelhos inteligentes é responsável por conseguir informações e dados que humanos dificilmente poderiam ter acesso.

Em plataformas flutuantes do setor de óleo e gás, os drones são usados para inspecioná-las por toda sua extensão. E os robôs submarinos, rastejam mar adentro para testar e verificar equipamentos. Esse tipo de trabalho era feito por mergulhadores altamente treinados, em uma espécie de rapel submarino. Já os robôs, se movem dentro e fora d’água, por plataformas e tubulações. 

Acompanhado essa evolução do trabalho submarino nas plataformas, a tecnologia se ampliou também nesses ambientes em termos de captura de imagens de alta definição e dispositivos de teste ultrassônico.

As várias tecnologias e os investimentos

Com a chegada da tecnologia também foi preciso uma mudança de cultura nas equipes. A qualificação dos profissionais em sistemas e softwares baseados em inteligência artificial, foi um ponto novo. Entre essas inovações, podemos citar os drones com câmeras termográficas, o digital twin – réplica virtual de uma unidade real –, a internet das coisas (IoT) e a computação em nuvem como nova realidade do setor de óleo e gás.

E apesar do alto custo desses equipamentos, o resultado do investimento é positivo, já que esses sistemas aceleram o andamento de projetos e fornecem soluções inovadoras, proporcionando mais eficiência.

Esse é o caso do Digital Twin, que permite simular cenários adversos e, com isso, gerar ações de correção e prevenção. Assim, os geólogos e engenheiros conseguem identificar possíveis falhas. Além disso, os testes que esse equipamento traz, produzem informações e soluções para aplicação no mundo real.

Os benefícios do avanço da tecnologia

Dentro das plataformas de petróleo, os desafios são grandes,  até por isso existem regras de segurança a serem cumpridas ali. Mas com a transformação digital nessa indústria, muitos benefícios foram percebidos nas empresas:

  • Tomadas de decisão mais ágeis e precisas;
  • Menor tempo para início da produção de petróleo e gás;
  • Redução de risco possibilitado pelo suporte de decisão.

A tendência é que a maioria – senão todos – dos campos de petróleo deverão estar totalmente automatizados com o uso de tecnologias nos próximos anos. Assim, o setor pode seguir de forma mais eficiente e os funcionários mais seguros nesse ambiente de trabalho.

Infográfico

Mas mesmo com a tecnologia substituindo a mão de obra humana, outras atividades, que envolvem riscos nas plataformas de petróleo, dependem de profissionais. Por isso, a DuPont oferece EPIs resistentes, confortáveis e com alta durabilidade para a indústria de óleo e gás. Em www.dpp.dupont.com.br é possível encontrar mais informações sobre cada um deles.

Posts relacionados:

Segurança
Segurança do Trabalho

Regras infalíveis de segurança na extração de gás natural e petróleo

Antecipar problemas que possam ocorrer nas plataformas de petróleo diminui as chances de acidentes de trabalho que podem ser fatais.  Por isso, separamos algumas dicas de segurança que valem vidas, como a APR (Análise Preliminar de Riscos) e o uso correto de EPIs (Equipamento de proteção individual).  No que a Análise Preliminar de Riscos pode […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.