DuPont EPIs

Você sabe mesmo como a mineração está interferindo na sua vida?

Considerada uma das mais importantes atividades econômicas do mundo, a mineração é essencial para a produção de itens indispensáveis ao cotidiano de todas as pessoas. O que torna esse mercado disputado por vários países

Por isso, para celebrar o Dia Mundial da Mineração (7 de maio), a DuPont veio te explicar mais sobre a indústria que contribui para o desenvolvimento e progresso da sociedade.

O que é?

A mineração é uma atividade industrial que passa pela pesquisa, exploração, extração (lavra) e beneficiamento de minerais presentes no solo ou subsolo. As rochas ali encontradas, são compostas por minerais.

Alguns desses minerais e rochas são considerados valiosos quando possuem uma utilidade econômica, e passam a ser chamados de minérios. Alguns exemplos são: ferro, cobre, ouro, granito, mármore e muitos outros. Esses, por sua vez, são matérias-primas utilizadas na fabricação e produção de mercadorias, como fios de eletricidade e até nas panelas de casa.

Para que todas essas mercadorias cheguem até o consumidor final e a mineração evolua de maneira inteligente, colaborativa e on-line, existe a interoperabilidade, como já explicamos aqui no blog.

Tipos de mineração

Aqui, estamos falando das técnicas de extração, também chamadas de lavra. Elas vão de acordo com as características do local da mineração, da forma e a profundidade da jazida. Os dois métodos de lavra são:

A céu aberto – esse tipo de lavra consiste em extrair minérios que se encontram em menores profundidades, explorando o depósito até o seu esgotamento.

mineração

Subterrânea – esse tipo de lavra serve para extrair o minérios que se encontram em maiores profundidades. A exploração ocorre por meio de sondas e serviços topográficos.

mineração

1- Exploração – nesta fase é feita a perfuração e detonação e instalação hidráulica, sem esquecer do transporte; 

2- Extração – aqui é feita a escavação convencional ou perfuração e detonação, além da britagem; 

3- Processamento Químico e Físico-Químico – 

Nesta fase é feita: 

  • A separação de uma mistura de partículas;
  • Recuperação de adsorção – é um processo pelo qual moléculas de um fluido são atraídas ou retidas numa superfície sólida;

Mineração

  • Dessorção – quando uma substância é liberada de uma superfície;
  • Flotação – processo de separação de partículas sólidas de natureza diferente; 
  • Lixiviação – extração de substâncias. 

4- Transporte e logística – Esta é a fase em que o material é transportado e é cuidada toda a parte de organização e gestão dos materiais explorados

Gostou desse conteúdo sobre mineração? Deixe nos comentários o que você quer saber dessa indústria que movimenta o mundo que a DuPont traz para você.

Posts relacionados:

mineração
Mercado

O poder da China! Entenda de vez as oscilações na mineração Latino-americana

A DuPont, além de te manter seguro, também te mantém informado. E para aqueles que, assim como nós, estão sempre ligados no mercado de mineração na américa latina, trouxemos algumas informações sobre como ele é impactado pelos acontecimentos globais e a influência da China. Quando falamos de mineração em nosso continente, é impossível não lembrar […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.