DuPont Sustentailidade

Sustentabilidade e mineração: descubra como é possível fazer essa união

O tema sustentabilidade na mineração é algo que muitos consideram impossível na prática. Mas a verdade é que, nos últimos anos, houve uma pressão cada vez maior em cima das empresas para que elas adotem políticas sustentáveis, por isso o assunto se tornou tão recorrente.

O mundo mudou e o comportamento e pensamento das pessoas também. As novas gerações estão muito mais preocupadas com questões sustentáveis e dispostas a fazer parte da mudança. Elas entendem que de nada adianta um desenvolvimento econômico elevado, se não há a preservação dos recursos naturais.

O setor que emprega milhares de pessoas, movimenta a economia e eleva o PIB de muitos países, têm um alto custo ambiental. Então, será mesmo possível existir uma mineração sustentável? 

Essa pergunta ainda não tem uma resposta exata, mas é sim possível fazer uma mineração mais responsável com as próximas gerações.

Ações sustentáveis na mineração

As ações de sustentabilidade na mineração se tornam ainda mais importantes quando consideramos países como o Brasil, onde essa indústria é responsável por grande parte das riquezas geradas, movimentando bilhões de reais. 

Devido ao tamanho do setor, a mineração no Brasil retira mais de 1% da água do país. Isto segundo a Agência Nacional das Águas do Brasil (ANA), que ainda afirma em estudo que consumo e o uso das águas no país devem crescer 24% até 2030. 

Para ser mais amigável com a mãe natureza na utilização de recursos hídricos, as empresas podem aplicar sustentabilidade em etapas como a lavagem de minérios, com o uso de energia sustentável, reciclagem da água e até mesmo o uso de água salgada em algumas situações. Para entender mais sobre essas ações na lavagem de minérios, clique aqui.

 

Socialmente responsáveis

Sustentabilidade não é só sobre meio ambiente, mas também tem relação direta com a sociedade. Por isso, a mineração deve proteger as comunidades locais e seus trabalhadores, evitando acidentes como as recentes falhas em barragens de rejeitos no Brasil, em Mariana – MG (2015) e Brumadinho – MG (2019), que mataram centenas de pessoas.

Esses deslizamentos podem ser evitados ao substituir barragens de rejeitos úmidos por empilhamento a seco, diminuindo o risco social, salvando vidas e propriedades. Além de preservar recursos hídricos naturais ao eliminar a contaminação e o vazamento, já que os rejeitos podem contaminar rios e mares como nos acidentes acima.

Em relação à segurança dos trabalhadores na mineração, a sustentabilidade não pode ficar de fora. As empresas devem oferecer e exigir o uso de EPIs adequados, capacitações para o uso de máquinas e equipamentos, realização de vistorias periódicas nas áreas operacionais e criar ou manter comitês conjuntos de saúde e segurança. Isso porque, este é um dos ambientes de trabalho que mais exigem proteção para os profissionais, como já contamos aqui no blog.

Mas para tornar o conceito de sustentabilidade 100% real na mineração, é preciso que o setor ainda crie e adote medidas em todas as fases do empreendimento. Assim, garantimos a preservação do meio ambiente e da vida para nós e as futuras gerações.

Posts relacionados:

mineração
Dia a Dia

Mineração: você sabe de tudo de segurança do trabalho?

Na área de mineração, uma mina terrestre é um sistema complexo composto por diferentes acessos a lugares onde existem minérios para serem extraídos. Para a realização desta atividade, há uma série de estruturas, pessoas, equipamentos e serviços necessários para que todo o trabalho ocorra sem imprevistos. A área de mineração é grande e complexa, com […]

Leia mais
Ambiente de mineração
Dia a Dia

Faça o teste e descubra se você está suficientemente seguro para entrar numa mina

A fiscalização é fundamental em qualquer ambiente de trabalho para garantir que os profissionais possam desempenhar suas funções em condições ideais. Na mineração, uma das profissões mais perigosas do mundo, este controle é tão importante que pode evitar catástrofes e salvar vidas. Para isso, foram desenvolvidos procedimentos e regras em uma Norma Regulamentadora específica, a […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.