DuPont Segurança do Trabalho

Construção civil combina com segurança? Confira aqui!

Pensar em segurança do Trabalho é uma questão vital que pede atenção principalmente dos colaboradores que trabalham na construção civil. Afinal, são eles que estão no topo de um triste ranking de acidentes de trabalho. 

Só para se ter uma ideia, uma pessoa que trabalha na construção civil tem o dobro de chances de se acidentar em comparação a outra área de trabalho. Quem aponta isso é a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Mas, foi pensando na segurança dos colaboradores que foram criados regulamentos que ajudam a evitar os tão temidos acidentes.

Que tal conhecer um pouco das regras que existem para proteger os colaboradores desse setor?

Formas de proteger a quem ajuda na construção do mundo

No Brasil, existe a NR18 que direciona o planejamento, organização e administração dos canteiros de obras. Essa norma garante:

  • a saúde e integridade física dos colaboradores; 
  • define medidas protetivas e preventivas
  • estabelece atribuições e responsabilidades a quem comanda a obra. 

E tratando de ambientes de 20 ou mais trabalhadores exigem regras específicas que são apresentadas pelo PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). Nesse programa estão inclusos: 

  • Especificação de proteção tanto individual quanto coletiva;
  • Definição das proteções coletivas de acordo com a fase de execução da obra. 

E o meio ambiente, como fica?

Falar em construção e se esquecer do aspecto ambiental da obra é algo que não pode acontecer, principalmente em tempos em que o meio ambiente corre tanto perigo.

Para isso, a construção civil conta com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) que reconhece, avalia e controla riscos desse tipo que a obra pode vir a apresentar.

É bom lembrar também da permissão de trabalho (PT), pelo qual é permitida a realização de obras em ambientes de risco. Fator super importante na segurança do colaborador.

Como construir um diálogo de segurança com os colaboradores?

Outra forma de proteger e dar segurança aos trabalhadores da construção civil é dando instruções com foco na prevenção de acidentes 10 minutos antes da jornada de trabalho.

Instruir o colaborador sobre os perigos focando na prevenção de acidentes é uma medida primordial para que de fato estes sejam evitados. Para isso existe o DDS que seria o diálogo diário de segurança

Dando a atenção necessária aos canteiros de obras

Alguns equipamentos coletivos se fazem necessários dentro dos canteiros de obras para evitar acidentes e garantir a segurança neles. Vamos conhecê-los?

  • Placas – apresentam cuidados a serem seguidos combinando cores, formas e símbolos;
  • Avisos luminosos – servem para orientar as pessoas que transitam na obra; 
  • Lona impermeável – ajuda a preservar o local de poeira e água. 

Agora munidos de todos estes elementos que ajudam na segurança do colaborador da construção civil, agora queremos saber: você está seguro ao oferecer segurança aos seus colaboradores? Conta pra gente nos comentários.

Posts relacionados:

Guia sobre EPI e EPC
EPIs Segurança do Trabalho

EPI ou EPC: na luta pela sua segurança, qual deles é o mais importante?

Quando você pensa em segurança do trabalho, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Treinamentos? Luvas? Calçados apropriados? Sim, tudo pode te deixar mais protegido. Mas, a verdade é que para que o perigo fique realmente longe de você e dos seus colegas de trabalho, outros equipamentos de proteção individual e proteção […]

Leia mais
Destaque

Saiba como a limpeza contribui para a segurança no trabalho

Você sabe qual é a importância da manutenção da limpeza no trabalho? Ao contrário do que muitos acreditam, o objetivo não é apenas manter um ambiente organizado e agradável. Quando falamos de limpeza, falamos principalmente de segurança. Uma limpeza no trabalho bem-feita é essencial para controlar e eliminar riscos . Isso também inclui a organização, […]

Leia mais
Dia a Dia

Principais Termos de Segurança do Trabalho

Entender os termos de segurança do trabalho e seus significados ajuda a entender melhor alguns conceitos, compreender a linguagem e se comunicar melhor – uma das mais importantes formas de precaução, segundo especialistas. Abaixo, criamos um glossário com os mais utilizados termos de segurança do trabalho, categorizados em ordem alfabética para você encontrar o que deseja […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.

-->