DuPont EPIs

PERIGO IMINENTE! Saiba o que a falta de EPIs pode causar na construção civil

Quando se fala em construção civil, é comum vir à mente a imagem de uma pessoa usando capacete, um dos mais emblemáticos e populares EPIs encontrados no mercado. 

Mesmo assim, infelizmente, nem todos os canteiros de obras do País contam com esse e outros EPIs disponíveis para os seus colaboradores fato que causa acidentes que chegam a ser fatais dentro do setor.  

Só no Brasil, entre 2012 e 2018 foram registrados mais de 4,4 milhões de acidentes de trabalho sendo que 97 mil ocorreram na construção civil. Com um registro de óbitos de 2.666 no mesmo período, segundo dados do SmartLab (Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho).

 

Quais os acidentes mais comuns no setor?

Segundo pesquisas, são 5 as partes do corpo atingidas com mais frequência em acidentes de trabalho na área de construção civil, são elas: dedos, pés, mãos, joelhos e pernas.

Sem olhar direito para o chão, muitas vezes os trabalhadores recebem impacto de objetos nos pés e canelas, o que causa acidentes. Outra questão importante é a da perfuração nos pés por pregos e parafusos pontiagudos que estão constantemente jogados no chão. 

A exposição a barulho intenso e persistente também é outra questão registrada nos canteiros de obras.

Lesões no crânio pela queda de objetos e até choque da cabeça contra algo sólido são comuns na construção civil, há casos que chegam a ser fatais.

Dermatoses e alergias também são habituais nas obras, principalmente causadas por tinta, cimento, poeira do corte de madeira e azulejos, produtos químicos tinner e outros solventes.

O choque elétrico é outro acidente muito comum em serviços de manutenção e nos próprios Canteiros de Obras.

Confira os diversos responsáveis pelos acidentes na área 

  • Uso inadequado ou falta de EPI;
  • Condições físicas dos trabalhadores;
  • Falta de sinalização de segurança;
  • Falta de medidas de proteção coletiva;
  • Ambiente de trabalho desorganizado.

 

Um destaque para os EPIs usados na construção civil

Confira a seguir os EPI’s que mais são utilizados na construção civil:

  • Capacete de segurança;
  • Protetor auditivo do tipo concha;
  • Máscaras para poeira e para produtos químicos;
  • Óculos e viseira de proteção;
  • Luva para proteção contra agente mecânicos;
  • Botas de segurança;
  • Cinturão de segurança com talabarte e trava-quedas.

E você já sabe: contra arco elétrico, o tecido Nomex® garante proteção sem igual para os seus colaboradores. Em questão de luvas, Kevlar® é imbatível e Tyvek® oferece toda a sua qualidade e tecnologia para evitar acidentes químicos. 

Para encontrar todos esses EPIs em um só lugar, acesse o site https://www.safespec.dupont.com.br/ e conte com a garantia que só a DuPont tem para você. 

Posts relacionados:

Destaque

Riscos Químicos: saiba mais!

O dia a dia dos trabalhadores é repleto de situações muitas vezes perigosas, e que oferecerem diversos tipos de riscos de acidentes, riscos ergonômicos, biológicos, e muitos outros. Entre os mais perigosos estão os riscos químicos, que envolvem a probabilidade de sofrer um acidente ou problemas de saúde devido a exposição e a manipulação de produtos químicos […]

Leia mais
Dia a Dia

Não tire essa ideia da cabeça: conheça os diferentes usos de capacetes de proteção

Capacetes de proteção são EPIs indispensáveis para as mais diversas atividades. Eles são essenciais para proteger a cabeça, orelhas e, dependendo do modelo, até os olhos de trabalhadores em ambientes que oferecem riscos. E esses riscos são mais comuns do que pensamos. Se imaginarmos objetos pontiagudos ou pesados caindo sobre a cabeça de uma pessoa, […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.

-->