Biotecnologia DuPont EPIs Tecnologia Branca

A biotecnologia tem mais curiosidades do que você imagina. Descubra elas aqui!

Cores e história: desvende tudo o que envolve o mundo da biotecnologia

Antes de mais nada, cabe saber o significado da biotecnologia. Ela  envolve a manipulação de organismos vivos para modificação de produtos para fins específicos. 

Longe de ser uma tecnologia contemporânea, ela já era usada há 6 mil anos a.C. na fermentação de pães, vinhos e cerveja. 

Mais especificamente no período medieval, duas empresas alemãs são exemplos vivos do uso da biotecnologia na época. São elas a Weihenstephan Abbey, que foi fundada em 1040 e a vinícola Schloss Johannisberg que existe desde 1100.  

Mas os tempos mudaram e a biotecnologia ampliou seu campo de atuação. Começou com 3 áreas principais, sendo que cada uma delas tinha uma cor específica. Cada cor definia o setor no qual a biotecnologia atuava.   

Até algum tempo atrás apenas existiam as seguintes cores para especificar a biotecnologia: 

  • Vermelha: relacionada ao setor de Saúde;
  • Verde: relacionada à Agricultura;

Branca: tem a ver com os setores químico, farmacêutico, alimentício e de energia.

Mas desde 2003, esse número passou para 10 descritos a seguir: 

Biotecnologia branca

O que a penicilina tem a ver com a biotecnologia?

Foi em 1876 que Louis Pasteur provou que os microrganismos eram os causadores da fermentação, o que deu um novo passo para a biotecnologia. 

No início do século XX, 1928, a descoberta da penicilina causou uma demanda mais intensa do uso da fermentação. Fator que causou um boom no setor da biotecnologia. 

Porém, o termo só ganhou popularidade em 1976 quando a primeira empresa na área foi fundada: a Genentech, que hoje pertence à suíça Roche.   

Descubra como a tecnologia branca atua no nosso dia a dia

No caso da biotecnologia branca, são utilizados organismos vivos para  aprimorar processos industriais e gerar produtos de valor agregado. 

Alguns exemplos de tecnologia branca são encontrados na fermentação da cerveja e na produção industrial das vacinas, como as contra a covid-19. Além dos setores químico, farmacêutico, alimentício e de energia.

Falando de vacinas e uso da biotecnologia nas indústrias, é bom lembrar que existe toda uma proteção especial para os colaboradores que trabalham nessas áreas. 

Você pode encontrá-las na tecnologia Tyvek®, que oferece toda a garantia de segurança aos trabalhadores desses setores.
Para conhecer mais sobre Tyvek® e os cuidados especiais que ele tem para salas limpas entre outras muitas áreas, acesse o site da DuPont aqui.

Posts relacionados:

Tyvek
Dia a Dia DuPont EPIs

Tyvek®: conheça e surpreenda-se com toda a sua variedade de opções

Sendo um produto versátil, Tyvek® tem como objetivo principal proteger o usuário contra graves acidentes (principalmente de origem química). Mas você sabia que ele pode ser usado das mais diversas formas? Isso mesmo! São amplas as frentes de atuação deste material sintético fabricado pela DuPont e por isso, te convidamos para fazer um tour pelas […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.

-->